Colaboradores do IPF participam da Formação Continuada no Rio de Janeiro

Formação Continuada no RJA coordenadora do setor administrativo do projeto MOVA- Brasil, do Instituto Paulo Freire (IPF), Sandra Pereira, e o diretor Financeiro e Administrativo do IPF e membro do Comitê Gestor, Alexandre Munck, participaram da Formação Continuada realizada no dia 13 de Junho, no sítio Juvak, município de Tanguá.

A formação foi conduzida pela equipe do Polo, Geanne, coordenadora, Rafael e Leonardo, auxiliares administrativos e Daniela, assistente pedagógica, com a participação de Rodrigo, da Coordenação Pedagógica Nacional.

Na abertura foi lido um texto pela equipe do Polo intitulado “Nós mudemo”, no qual o conteúdo nos chama a atenção para a importância do diálogo e do respeito às variantes de linguagem no ambiente de aprendizagem. Após a leitura, houve a vivência de uma mística em que foi colocada uma tarja na cabeça de pessoas voluntárias com algumas indicações: ” Ria de mim, preencho meus instrumentos errado; Ignore-me, sou chato; Esclareça-me, assino documentos em branco; Ajude-me, sou deficiente. Entre outros”. O objetivo era demonstrar como rotulamos as pessoas em vez de auxiliá-las e como é possível aprender em conjunto se não houver pré-conceito ou preconceito e todos estivermos em busca de objetivos comuns.

Formação Continuada no RJApós essa introdução, houve um diálogo sobre o que é a gestão compartilhada com ênfase na gestão administrativa e financeira. Os assistentes administrativos apresentaram os principais tópicos relativos ao departamento pessoal, destacando duvidas em comum da equipe: ordens de pagamentos, abertura de conta salário e suas respectivas diferenças em relação à conta corrente e poupança, valor liquido do salário, valor do salário família, valor e descontos do vale alimentação.

Um dos principais pontos levantados foi a dificuldade na abertura das contas salários junto ao banco, pois muitas vezes o atendente prefere abrir conta corrente ou poupança. Foi solicitado que quando os colaboradores tiverem qualquer objeção junto ao banco, que enviem e-mail ao polo informando o nome do gerente e numero da agencia que o IPF/SP entrará em contato. Houve um momento de perguntas e respostas sobre diversos pontos/dúvidas que Alexandre e Sandra responderam.

Depois desta parte inicial, foi apresentado o fluxo de prestação de contas internas do polo, orçamentos, solicitações de aportes, envio de prestação de contas do polo para o IPF/SP e, para finalizar, o polo socializou os valores previstos no orçamento do Projeto para suas atividades.

Merecem destaque o interesse dos participantes, a atenção aos tópicos apresentados e as dúvidas levantadas pelos colegas. Acreditamos que incluir na pauta a gestão compartilhada apresentando os fluxos administrativos e financeiros tende a contribuir com o processo de formação e certamente qualificará ainda mais o trabalho do polo nas questões administrativas e financeiras.


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