A Formação e as últimas ações

VII Formação de coordenação 152

Coordenadores/as locais avaliando portfólios e construindo diagnósticos finais.

Realizamos, nos dia 13 e 14 de novembro, a VII Formação Continuada de Coordenadoras(es) Locais, no Sítio Juvak, no município de Tanguá/RJ.

Esta formação foi pensada para que pudéssemos encaminhar as últimas ações do Projeto MOVA-Brasil no Polo Rio de Janeiro, como os diagnósticos finais, as formaturas e os encaminhamentos para EJA.

VII Formação de coordenação 168

VII Formação Mensal continuada com as(os) coordenadoras(es) locais.

 

Os núcleos estão mobilizados para realizar o encaminhamento dos educandos para a continuidade da escolarização. De posse da Resolução Nº48/2012, que garante a oferta de EJA nas comunidades através da transferência de recursos financeiros, coordenadoras(es) locais e monitoras(es) de comunidade sem possibilidade de encaminhamento, devido à distância das escolas ou pela inexistência de turmas para receber estes educandos, estarão entrando em contato com as secretarias para apresentar as demandas e reivindicar a abertura das turmas.

Apesar das dificuldades, pudemos perceber nos relatos dos educandos força de vontade e determinação em prosseguir com a mudança que o MOVA-Brasil provocou em suas vidas. No III Encontro Estadual de Educandas(os), ouvimos alguns relatos sobre suas expectativas, como o do Sr. Waldemir Oliveira, do Núcleo Renascer, localizado em no município de Belford Roxo:

DSC09789

Sr. Waldemir Oliveira, do Núcleo Renascer, do município de Belford Roxo.

“Gostaria de dizer que no ano que vem irei à EJA. Todos nós temos objetivos na vida, e eu não sou diferente. Tenho planos de me tornar um profissional mais qualificado e, para isso, preciso aprender a ler e escrever melhor. O MOVA abriu meus horizontes. Fiz coisas que eu não estava acostumado a ver, ouvir, escrever.”

Este e outros depoimentos, nos incentivam a continuar a investir numa alfabetização que vai muito além das letras e números. Uma educação que possibilita a retomada da autonomia e a (re)construção da cidadania, pelo próprio cidadão.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!