MOVA-Brasil lança livro dos 10 anos e recebe Moção na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro

Mesa de abertura na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (4 de junho de 2014)

Mesa de abertura na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (4 de junho de 2014)

O Projeto MOVA-Brasil do Rio de Janeiro comemorou uma década de existência lançando o livro dos 10 anos no auditório do prédio Anexo da Assembleia Legislativa do Estado (ALERJ). O espaço não podia ser mais adequado, pois o MOVA-Brasil, apesar de não ser um projeto estatal, é patrocinado por uma empresa cujo maior acionista é o governo federal, e não deixa de ser uma política pública, no sentido de prestar um serviço essencial à população: alfabetização de jovens, adultos e idosos. O evento aconteceu no dia 4 de junho, das 16h às 19h, com entrega de moções, mesa de diálogo e coquetel.

A entrega de Moções de Aplausos e Congratulações ao Projeto MOVA-Brasil foi uma iniciativa do deputado estadual do Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro, André Ceciliano. O parlamentar presidiu a sessão, que durou das 16h às 17h.

André Ceciliano declarou aberta a sessão e convidou os representantes das instituições responsáveis pelo Projeto MOVA-Brasil para comporem a mesa de abertura:

  • João Antônio Moraes, pela Federação Única dos Petroleiros (FUP);
  • Luiz Marine, pelo Instituto Paulo Freire (IPF);
  • Manoel Ramos, pelo Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro-Caxias), como articulador social do Projeto no estado;
  • Armando Tripodi, pela Petrobras.

O deputado iniciou a homenagem lamentando o fato de o Brasil precisar de projetos para superar os problemas sociais que há muito tempo afetam as populações mais humildes. “Bom seria que não precisássemos de projetos. Mas essa é a nossa realidade”, afirmou. O parlamentar elogiou o papel desempenhado pelo MOVA-Brasil no combate ao analfabetismo e disse estar muito feliz por prestar aquela homenagem.

André Ceciliano felicitou a Petrobras, a FUP e o IPF pela criação e manutenção do Projeto durante uma década, e pelo tipo de educação que oferece, indo além do conhecimento das letras e das palavras, contribuindo assim para a compreensão crítica da realidade.

João Moraes (FUP) recebe Moção do deputado André Ceciliano

João Moraes (FUP) recebe Moção do deputado André Ceciliano

João Moraes saudou a iniciativa do parlamentar pela homenagem e destacou o papel do educador Paulo Freire por suas propostas revolucionárias para a educação, em geral, e para a educação de adultos, em particular. Ele lembrou que a história do Brasil é marcada por interrupções, e uma delas recaiu sobre a educação libertadora encabeçada por Paulo Freire na década de 1960, com o golpe civil-militar, forçando o educador a viver fora do país por muitos anos, por suas ideias educacionais revolucionárias. Segundo Moraes, o Projeto MOVA-Brasil é o mais importante da Petrobras.

Manoel Ramos (mais conhecido como Black) falou um pouco sobre o papel da articulação social no estado, no processo de mobilização de parcerias para instalação de turmas e núcleos, e das dificuldades relacionadas ao encaminhamento de educandos do Projeto MOVA-Brasil, já alfabetizados, para fazer cursos de formação profissional, a partir do 5° mês de aulas. Black também relembrou o papel de outras pessoas na construção da história de sucesso do Projeto MOVA-Brasil nesses dez anos e destacou o papel de José Genivaldo da Silva na luta de consolidação do MOVA.

(Da esq. para a dir, em pé): Luiz Marine, Armando Tripodi e André Ceciliano

(Da esq. para a dir, em pé): Luiz Marine, Armando Tripodi e André Ceciliano

Luiz Marine destacou a importância do momento por conjugar duas atividades: a homenagem ao MOVA-Brasil, com a entrega de Moção, e o lançamento do livro dos 10 anos. Ele frisou o papel da FUP, do IPF e da Petrobras, e lembrou que o número de analfabetos no Brasil é o mesmo de quando Paulo Freire foi exilado, na década de 1960: cerca de 14 milhões de pessoas. O representante do IPF também ressaltou o fato de o MOVA-Brasil articular o conhecimento das letras e dos números com as questões da realidade social e política, por meio da Leitura do Mundo.

José Genivaldo da Silva recebendo a Moção, de João Moraes

José Genivaldo da Silva recebendo a Moção, de João Moraes

Armando Tripodi felicitou André Ceciliano pela homenagem ao Projeto e destacou a importância do MOVA-Brasil para a Petrobras e o seu combate ao analfabetismo no País. Ele afirmou que o MOVA-Brasil é hoje um dos projetos sociais mais importantes da Petrobras pela abrangência e pelo tipo de trabalho que desenvolve, ensinando jovens, adultos e idosos a ler e escrever para melhor exercerem a cidadania. Ele também destacou o papel de José Genivaldo da Silva para o Projeto nos diálogos com a Petrobras.

Após a saudação da mesa de abertura, o deputado entregou as Moções às instituições e pessoas que contribuíram decisivamente para construir a história do Projeto MOVA-Brasil nessa década.

No lançamento, as estrelas da tarde: o livro sobre os 10 anos, Ana, Rosane, Laudiceia e seu Manoel

Jornalista da ALERJ entrevista o ex-educando Manuel Gomes

Jornalista da ALERJ entrevista o ex-educando Manuel Gomes

Lançar o livro do MOVA-Brasil na ALERJ significa ampliar as possibilidades de diálogo entre os representantes de um espaço público estatal e uma iniciativa de caráter público e popular, fazendo com que o povo ocupe esses espaços não apenas para assistir a sessões ou revindicar direitos, mas, também, para ser, com muita justiça, homenageado, como a estrela do evento. Afinal, “Gente é pra brilhar/não pra morrer de fome”, nas palavras do compositor baiano, Caetano Veloso.

Mais de cem pessoas estiveram presentes no Anexo, que tem 90 lugares. Dentre elas: ex-educandos, ex-monitoras e coordenadoras, parceiros locais, líderes comunitários lideranças sindicais, parlamentares, dirigentes da Petrobras, autoridades do estado e educadores.

A solenidade contou com a Abertura, Entrega de Moções de Aplausos e Congratulações, pelo deputado André Ceciliano ao MOVA-Brasil; Mesa de Diálogo sobre o MOVA e o analfabetismo no Brasil, encerramento e entrega do livro a todas as pessoas convidadas.

Da mesa de diálogo, dirigida pela coordenadora do polo, Geanne Campos, participaram:

  • Manoel Ramos (pela articulação social do Projeto no estado);
  • João Antônio de Moraes (representando a Federação Única dos Petroleiros);
  • Michele Ferreti (representando a Petrobras, a pedido de Armando Tripodi, que precisou se retirar);
  • Luiz Marine (representando o Instituto Paulo Freire).

Participaram também ex-colaboradores do MOVA-Brasil:

  • Ana Aparecida Silva (monitora/2003, coordenadora de núcleo/2010, 2011 e 2012);
  • Rosane Assis (monitora/2012 e atualmente parceira local do Projeto);
  • Laudiceia Ferreira (educanda/2003, monitora/2012 e 2014);
  • Manoel Gomes (educando/2012).

Também prestigiaram o evento na ALERJ: José Genivaldo da Silva (Comitê Gestor/FUP), Paulo Neto (Comitê Gestor/Petrobras), Mara Cruz (Comitê Gestor/FUP), Dilermando Tell Cunha (Fiscal do Projeto e representante da Petrobras no Comitê Gestor).

Rosane Assis (ex-monitora) recebendo o Livro, de Daniela Rocha

Rosane Assis (ex-monitora) recebendo o Livro, de Daniela Rocha

Todos os integrantes da mesa de diálogo reconheceram a gravidade do analfabetismo no Brasil e a importância do Projeto MOVA-Brasil para a superação desse problema por meio de um trabalho de alfabetização que, além de ensinar a ler e escrever, também contribui para o exercício da cidadania e da dignidade das pessoas envolvidas, sejam elas educandos, educadores, membros da comunidade, articuladores ou parceiros.

Ana, Rosane, Laudiceia e Seu Manoel destacaram a influência do Projeto na transformação, para melhor, de suas vidas. Eles se declararam felizes e agradeceram a oportunidade daquele momento e de terem participado do MOVA-Brasil. O sucesso do Projeto se traduz, principalmente, nas histórias exitosas dessas pessoas que dele participaram.

Ao final da solenidade, chegou o momento tão esperado por todas e todos os presentes: o recebimento do livro MOVA-Brasil 10 anos: Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, com descontração, orgulho e emoção por ter participado dessa trajetória de sucesso do Projeto.

Laudiceia Ferreira (ex-monitora) no Círculo de Diálogo

Laudiceia Ferreira (ex-monitora) no Círculo de Diálogo

Pode-se afirmar que foi uma tarde de estrelas: as pessoas que fizeram e fazem a história desse Projeto (representadas por Ana, Rosane, Laudiceia e Seu Manoel) e o próprio MOVA-Brasil, sintetizado nas 440 páginas do livro. Há muito por fazer, mas o feito merece ser celebrado para que o ânimo impulsione novos e felizes fazeres com todo mundo cantando, como dizem os versos do grande compositor carioca, Tom Jobim: “O morro não tem vez e o que ele fez já foi demais/Quando derem vez ao morro toda cidade vai cantar”.

A equipe do Polo Rio de Janeiro, juntamente com o articulador social, deu um importante passo lançando o livro do MOVA-Brasil na Assembleia Legislativa por aumentarem as possibilidades de diálogo com o Poder Legislativo para que esse tipo de iniciativa de caráter popular possa ampliar a visibilidade do Projeto num momento tão especial.

Márcio, Daniela, Camila, Carol, Marine, Michele, Black e Geanne

Márcio, Daniela, Camila, Carol, Marine, Michele, Black e Geanne

Galeria – clique para ver mais fotos


0 Comentários

Deixe o seu comentário!