Emoção, vontade de aprender e ensinar dos educadores do Rio de Janeiro

Atividade - Sala de aula (1)

O encontro ocorreu no município de Tanguá.

Após a Formação Inicial de coordenadores(as) locais do Polo Rio de Janeiro, foi a vez de monitores(as) e coordenadores(as) participarem da Formação inicial visando começar o trabalho de alfabetização da 7ª etapa 2015 do Projeto MOVA-Brasil.

Cerca de 90 educadores reuniram-se no Sítio Juvak, município de Tanguá (a 70 km da capital Rio de Janeiro) de 08 a 12 de junho, para tratar de diferentes assuntos:

  • Expectativas dos participantes.
  • Princípios de Convivência.
  • Realidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos no Brasil.
  • Processo de elaboração do Plano Nacional de Educação.
  • Projeto Eco-Político-Pedagógico (PEPP).
  • Leitura do mundo como procedimento metodológico.
  • Processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos, com base na Psicogênese da Língua Escrita e nas formulações de Paulo Freire.
  • Etnomatemática.
  • Planejamento de atividades e plano de aula.
  • Avaliação das aprendizagens.
  • Portfólio do educando.

Foram 40 horas de imersão na metodologia do Projeto MOVA-Brasil, com educadoras populares, que têm como tarefa alfabetizar 1.800 jovens, adultos e idosos, nas 90 turmas do estado, entre 15 de junho de 2015 e 28 de janeiro de 2016.

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Abertura da Formação.

A Formação começou com o acolhimento dos participantes pela equipe do Polo: Geanne Campos, Daniela Rocha, Silvânia Tavares e Sheila Suelen. Em seguida, cada um dos seis núcleos se apresentou e resumiu suas expectativas completando o desenho de uma árvore, na qual o tronco simbolizava o coordenador local; os galhos eram os monitores; as folhas, os educandos; e os frutos representavam os resultados do Projeto.

Ramon Vieira, parceiro do Núcleo São Fidélis, destacou a alegria e a satisfação de fazer parte do Projeto MOVA-Brasil e o compromisso com a alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas na comunidade de São Fidélis.

Luiz Marine, da Coordenação Pedagógica Nacional do Projeto, ressaltou a importância das parcerias para o cumprimento das metas do Projeto:

  • Cadastrar 20 educandos por sala.
  • Alfabetizar 80% dos educandos frequentes no final da etapa.
  • Encaminhar 50% dos alfabetizados para continuarem os estudos na EJA.
  • Encaminhar 5% dos alfabetizados para fazerem cursos de formação profissional.
Atividade em sala (2)

As atividades abordaram as metas do Projeto.

Nos outros dias os participantes foram divididos em três turmas para ler, debater e desenvolver atividades sobre metodologia, alfabetização, planejamento e avaliação, entre outras. Foram momentos que possibilitaram tirar dúvidas e se aprofundar sobre as especificidades da alfabetização de jovens, adultos e idosos na metodologia do MOVA-Brasil.

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As questões referentes à contratação, faltas, descontos, pagamento de salário e outras relacionadas à gestão administrativo-financeira foram tratadas no quinto dia da Formação, com todos os educadores reunidos no auditório. Neste dia também estiveram presentes Mara Cruz (FUP) e Dilermando Cunha (Petrobras), ambos representando o Comitê Gestor do Projeto.

Dilermando saudou os participantes e se colocou à disposição do Projeto, desejando uma boa formação a todos, e Mara fez uma análise da conjuntura atual, enfatizando a necessidade de todos realizarem um trabalho de qualidade e rigoroso de alfabetização, como tem sido a marca do MOVA-Brasil nesses 12 anos de existência.

Leitura do Mundo e Histórias de vida

Leitura do mundo (2)

A atividade de Leitura do Mundo não pode ser desvinculada da saída a campo.

A atividade de Leitura do Mundo foi outro momento importante da Formação, com a saída a campo e a presença do ex-prefeito do município de Tanguá, senhor Carlos Pereira, antigo parceiro do Projeto MOVA-Brasil. Ele fez uma um breve relato histórico de Tanguá, ressaltando os avanços e retrocessos do município desde sua emancipação em 1995. A presença do ex-prefeito na Formação possibilitou uma maior triangulação das informações para estudo da Realidade Local, confrontando diferentes fontes (mídia, saída a campo e o relato do ex-prefeito).

Histórias de vida

As histórias de vida relatadas comoveram os participantes.

De todas as atividades ocorridas durantes esses dias, merece destaque o momento em que os educadores contaram um pouco de suas histórias de vida, com a emoção tomando conta de todos. As lágrimas escorreram pelo rosto de muita gente ao ouvir as histórias de superação “dessa gente que ri quando deve chorar”, como diz a letra da famosa canção de Milton Nascimento.

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Foram cinco dias marcados pela disposição de educadoras e educadores em dialogar sobre diferentes assuntos, e por muita vontade de aprender e ensinar para desenvolver um trabalho de alfabetização com a qualidade social que o MOVA-Brasil exige.


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