Refletindo sobre o início do projeto e seu desenvolvimento

I FCMC RJ dialogo sobre administracao do Tempo 2

A organização do tempo e sua importância no acompanhamento das demandas foi abordada no encontro.

O Polo Rio de Janeiro realizou, nos dias 6 e 7 de julho em Santa Teresa, sua I Formação Continuada Mensal com coordenadores(as) locais. Equipe de Polo e coordenadores puderam refletir sobre o início da 7ª etapa em cada núcleo e construir estratégias para garantir um bom desenvolvimento e alcance das metas de alfabetizar, encaminhar para profissionalização e para EJA – Educação de Jovens e Adultos.

I FCMC RJ dialogo sobre administracao tempo

Os participantes puderam analisar a inclusão de cadastros no Sistema MOVA e apontar propostas de melhoria na inserção de cadastros.

Como primeiro ponto de pauta se realizou uma dinâmica de acolhida para debater sobre a importância da organização do tempo no acompanhamento das demandas do projeto. Cada coordenador local pôde se autoavaliar e juntos fizeram apontamentos para melhorar o desempenho do grupo quanto à inclusão de cadastros no Sistema MOVA e ao atendimento dos prazos pré-definidos, entre outros apontamentos.

m

m

Realizou-se a socialização dos mapeamentos de EJA e de Qualificação Profissional, oferecendo um panorama geral das dificuldades e potencialidades que cada núcleo vivenciará ao longo do projeto; mapeamento que contribuiu para traçar estratégias que possibilitem o alcance das metas. Além disso, após o debate sobre o conceito de Economia Solidária e sua relação com a proposta metodológica do Projeto, definiram-se a necessidade de levantamento dos educandos produtores dentro das salas de aula, a participação do polo no Fórum Estadual de Economia Solidária e o empenho dos coordenadores locais na busca de contatos dos Fóruns Municipais e/ou Regionais.

I FMC RJ coordenadores locais 2015

Coordenadores locais estão acompanhando os Planos Municipais de Educação.

Como devolutiva do debate realizado sobre a SAM (Semana de Ação Mundial) durante a Formação Inicial com monitores(as) e coordenadores(as) locais realizada entre 8 e 12 de junho, os coordenadores locais fizeram uma explanação sobre o acompanhamento dos PMEs (Planos Municipais de Educação), informando que os núcleos Unindo Horizonte – São Francisco do Itabapoana e Florescer – São Fidélis, já conseguiram a cópia dos seus PMEs e que os demais estão em diálogo com as Secretarias Municipais de Educação, Câmaras Municipais de Vereadores e Sindicato dos Professores para monitorar o andamento da votação dos Planos e conseguir as cópias dos mesmos.

Debateu-se também o PEPP (Projeto Eco-Político-Pedagógico), com foco nas caracterizações de sujeito e de território, e cada coordenador fez uma exposição sobre os sujeitos de seus núcleos. A partir da apresentação do PEPP do Polo de 2014 e, principalmente, do diálogo sobre as dimensões do território que devem ser observadas, os coordenadores tiveram mais subsídios para a entrega dos textos de caracterização dos núcleos. Estas produções integrarão o PEPP do Polo em 2015.

I FCMC RJ dialogo planejamento formacoes semanais

O planejamento das Formações Semanais também foi abordado.

Realizou-se ainda uma oficina sobre o Sistema MOVA-Brasil – Frequência e Relatório Administrativo, e um debate sobre planejamento das pautas de Formações Semanais, refletindo sobre o processo de ensino-aprendizagem, o panorama dos níveis cognitivos presentes em cada núcleo e a avaliação das propostas de atividades a partir de uma perspectiva de modalidades didáticas, para instrumentalizar os coordenadores a fazerem intervenções mais qualificadas.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!