Estudo, Seminário e Encontro na Formação do Rio de Janeiro

Trabalho em grupo sobre diversidade étnico-racial - 3

Trabalho em grupo sobre o Encontro de Educandos e Educandas..

Foi num clima de rigorosidade e serenidade, debate e fraternidade, que o Polo Rio de Janeiro realizou a Formação de Coordenadores(as) de Núcleo do mês de outubro.

O encontro foi realizado nos dias 5, 6 e 7 de outubro, no Centro de Acolhida Missionária Assunção (CENAM), no Rio de Janeiro-RJ.

Articulando rigor metódico e amorosidade, durante 16 horas a equipe de coordenadores desenvolveu estudos, reflexões e aprendizagens sobre:

  • Projeto-Eco-Político-Pedagógico (PEPP);
  • maior apropriação dos Cadernos de Orientação e de Formação;
  • preenchimento e utilização dos Instrumentais do Projeto;
  • questão étnico-racial;
  • Seminário de Práticas Alfabetizadoras;
  • Encontro de Educandos e Educandas;
  • demandas administrativo-financeiras.
Trabalho em grupo sobre diversidade étnico-racial.

Trabalho em grupo sobre diversidade étnico-racial.

Destaques

Entre os destaques da Formação, o envolvimento da equipe de coordenadores de núcleo no debate sobre a questão étnico-racial foi abordado com base na leitura da Lei 10.639/2003 e do parecer para Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Os coordenadores debateram o assunto e apontaram possibilidades de melhor desenvolver o tema nas Formações Semanais e, posteriormente, nas aulas de alfabetização.

Relato sobre o Seminário de Práticas.

Relato sobre o Seminário de Práticas.

A respeito do Seminário de Práticas Alfabetizadoras nos Núcleos, a equipe expôs a forma como o processo está se desenvolvendo durante as Formações Quinzenais e falou sobre o receio e envolvimento de monitoras e monitores em expor seus trabalhos de sala de aula para as outras colegas.

Já sobre o processo de realização do Encontro de Educandos e Educandas, o clima foi de descontração e grande expectativa, sobretudo por conta das parcerias firmadas, da satisfação dos educandos em poder participar representando suas turmas e núcleos e da empolgação com as apresentações culturais que fazem parte dos Encontros Municipais e Estadual.

m

m

m

Galeria de imagens:


0 Comentários

Deixe o seu comentário!