O sonho de ler e escrever na visita às turmas de São Francisco

Turma da monitora Marta Monteiro - 6

Turma Construindo Sonhos, de Brejo Grande.

No dia 8 de outubro, Geanne Campos (coordenadora do Polo Rio de Janeiro), Luiz Marine (Coordenação Pedagógica Nacional) e Fabiana Barreto (coordenadora de núcleo), realizaram visita de acompanhamento pedagógico à três turmas de alfabetização do Núcleo São Francisco de Itabapoana, na região do Norte Fluminense.

Nas turmas visitadas, Construindo Sonhos/Brejo Grande (monitora Marta Monteiro); Vivendo e Aprendendo/Amontado (monitora Marlene Carvalho) e Buscando Conhecimento/Brejo Grande (monitora Pâmela de Sousa), os educandos(as) estavam envolvidos com as atividades de leitura e produção de textos, sob orientação e com intervenções pedagógicas das educadoras.

Na turma de Pâmela, os educandos se mostraram bastante envolvidos com a realização da atividade de resolução de problemas matemáticos, e a monitora foi de carteira em carteira dialogando individualmente para mediar o processo de construção do conhecimento de cada um.

No diálogo com os educandos de cada turma é possível perceber que o interesse em aprender e a vontade de continuar os estudos faz parte dos sonhos dessa gente que, apesar das dificuldades do dia a dia, decidiu aprender a ler e escrever, passando a escrever seus próprios nomes ao invés de colocar as impressões digitais nos documentos. Casos como o de Deilson Pires, educando da turma Construindo Sonhos, deixam nítida a importância da alfabetização como passo fundamental para a ampliação do exercício da cidadania:

“Antigamente eu marcava o dedo no documento, hoje em dia eu aprendi a assinar meu nome na minha identidade”.

m

m

m

m

m

Galeria de imagens:


0 Comentários

Deixe o seu comentário!