MOVA-Brasil – mais um passo rumo à realização do sonho cigano

comunidade cigana Este relato consta um pouco do percurso de luta do povo cigano pelos seus direitos como sujeito em busca de sua cidadania, principalmente no que se refere à moradia para a comunidade cigana.

Segundo a monitora do Projeto MOVA-Brasil, Glaúbia Cristina, da turma de ciganos que moram em Apodi/RN, ao realizar a Leitura de Mundo a partir da história de vida dos educandos, os mesmos relataram momentos difíceis vividos pelo seu povo.

comunidade cigana Para eles uma das questões mais difíceis é não ter onde morar, pois a maioria de suas famílias é excluída, enfrenta vários preconceitos e não conseguem nem emprego e nem trabalho justo por serem ciganos.

A maioria deste grupo de ciganos mora de aluguel e como não tem uma renda fixa, os donos das casas acabam por colocarem para fora deixando-os no olho da rua.

comunidade cigana Durante o trabalho sobre as suas histórias de vida e seus direitos como qualquer outro sujeito, nasceu na turma a vontade e o desejo de poder lutar por dignidade para a sua classe. Neste sentido, a monitora propôs realizar uma mobilização para que os mesmos pudessem ir em busca dos seus direitos por moradia. Um dos momentos mais importantes foi quando toda a turma relatou o sonho de poder ter um local onde todos ficassem próximos e pudesse viver a sua cultura sem nenhum empecilho ou preconceito.

comunidade ciganaApós discussão com a turma, a monitora realizou o planejamento de como seria este percurso. O primeiro passo foi, junto com o líder dos ciganos, visitar a câmara municipal onde propuseram ao poder legislativo uma audiência pública com toda comunidade cigana.

A audiência pública aconteceu no dia 22 de maio com a presença dos vereadores e parte das famílias ciganas. Assim, foi assinado um requerimento pelos vereadores para que seja constituída uma associação de ciganos e elaborado um projeto para ser construída a vila cigana.

comunidade cigana Agora, os ciganos estão sendo orientados por um contador para a criação da associação. Eles estão acompanhando o andamento do processo. O maior sonho, segundo elas e eles, é ver os seus filhos e netos não passarem o que eles passaram e passam até hoje.

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!