Vereadores de Angicos (RN) homenageiam o Projeto MOVA-Brasil

2013-11-03_Coordenadora_Local_Josefina_Nucleo_Angicos_recebendo_Camara_vereadores

Coordenadora local de Angicos (RN), Josefina Cabral de Macêdo, recebe homenagem na Câmara Municipal.

Durante sessão da Câmara Municipal de Vereadores do Município de Angicos (RN), o Projeto MOVA-Brasil foi homenageado pela relevância do trabalho prestado, isto é, alfabetizar além das letras e dos números, objetivando a cidadania dos seus educandos e educandas, filhos(as) desta cidade.

A homenagem foi recebida pela coordenadora local, Josefina Cabral de Macêdo, que, na ocasião, representou o Polo RN e todos os parceiros do Projeto – Petrobras, Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Instituto Paulo Freire (IPF) -, falando também em nome do articulador social, Jailson Morais, e da coordenadora do polo, Josileide Silveira.

2013-11-03_Monitoras_nucleo_Angicos

Monitoras do Núcleo de Angicos (RN) homenageadas na Câmara, atrás delas, suas educadas e educandos.

De autoria do presidente da Câmara Municipal de Angicos, vereador Francisco Batista Filho “Júnior de Chicola”, o requerimento de Congratulação homenageou as seguintes personalidades: A sra. Josefina Cabral de Macêdo, coordenadora local do Programa MOVA-Brasil, e as(os) monitoras(es) Daniele Martins de Oliveira, Roseane Saraiva dos Santos, Lúcia Maria de Oliveira, Itala Renata B. Ribeiro, Maria de Fátima Silva Rocha, Cleilma Roberta Alves de Almeida, Maira Núbia Lopes da Cunha e Silva, Fabíola Maria dos Santos Alcântara e Maria de Fátima Lopes Cavalcante. As comendas foram entregues pelos vereadores.

2013-11-03_Votos_congratulacoes_ao_MOVA-Brasil

Câmara Municipal de Angicos (RN) ficou cheia de educadoras(es) e educandas(os) do MOVA-Brasil.

O Projeto, desenvolvido por meio de uma parceria entre Petrobras, FUP e IPF, tem proporcionado a reconstrução de sonhos e ampliado o exercício da cidadania, em todo o País e, de modo especial, na cidade de Angicos (RN), por se tratar do local onde Paulo Freire desenvolveu sua experiência pioneira de Educação Popular, há 50 anos.

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Junior de Chicola, enalteceu a homenagem. “Esse requerimento de Congratulação foi outorgado a estas pessoas devido ao brilhante trabalho que as mesmas vêm desenvolvendo à frente deste importante Projeto que é o MOVA-Brasil. Ficamos felizes em saber que a esperança por dias melhores aos educandos do nosso município de Angicos está sendo plantada”, disse.

Emocionada, a coordenadora local agradeceu especialmente o vereador Junior de Chicola. “Somos gratas pelo reconhecimento prestado. Há cada ano que se passa temos prazer em promover a inclusão pela educação. Poder ver o sorriso estampado nos rostos dos educandos que estão neste plenário em poder conhecer o mundo das letras é muito gratificante pra todas nós”, declarou Josefina.

Para o educando do Projeto, João Bernardo Pereira Neto, de 39 anos, o MOVA-Brasil possibilitou abrir novos horizontes e o aprendizado tem gerado resultados importantes: “Eu tinha muita vontade de aprender a ler e escrever. A maior dificuldade que enfrentava era em eleições, quando ia exercer o direito à cidadania (voto). A mesária mandava assinar meu nome, e eu, envergonhado, dizia que não sabia escrever. Mas hoje é diferente! Graças ao projeto MOVA-Brasil, sei fazer, sim, meu nome! Esse Projeto me proporcionou o saber. Basta um pouco de esforço que tudo muda. A idade não importa, o que importa é sua mente”.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!