Festa Comunitária Cidadã mobiliza comunidade e autoridades de Porto do Mangue

 

A turma da monitora Anailde Dinizem, do Projeto MOVA-Brasil, Vila Carajás, situada no Município de Porto do Manguedo, Núcleo de Mossoró I, composta por 19 educandos e educandas, realizou a sua Festa Comunitária Cidadã no dia 23 de outubro 2013, a partir do tema gerador “Saúde”, devido à falta de assistência na comunidade.

A monitora juntamente com os/as educandos/asdurante o trabalho em sala de aula discutiram uma maneira de refletir sobre melhorias para a população, tendo em vista que nessa comunidade não há posto de saúde e nem ambulância.

A Festa Comunitária Cidadã da sala montou uma exposição dos trabalhos realizado por pelas educandas e educandos acerca do tema, bem como os trabalhos pedagógicos elaborados até o momento do evento e convidaram toda a comunidade para conhecer o Projeto. A exposição dos trabalho pedagógicos ocorreu durante o dia todo.

Na abertura, o representante do Serviço de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE), Robson Lopes de Matos, reafirmou que na comunidade trabalhou a formação profissional e o compromisso de dar continuidade à ideia de construir uma horta comunitária. Robson apresentou o Sr. Nael Gomes Dantas, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), que de inicio irar ajudar nas hortas individuais (horta de quintal), já iniciadas com o assessoramento técnico da empresa.

O prefeito, Francisco Gomes Batista (Titico), juntamente com o Secretario de Agricultura, Sael Holanda Melo se comprometeu de doar um terreno para ser construída a horta coletiva dos educandos/as do MOVA e da comunidade. Também se comprometeu em comprar as hortaliças para a merenda escolar, pois o município de Porto do Mangue compra verduras nos municípios de Açu ou Mossoró.

Essa atividade teve a parceira da prefeitura, que forneceu uma unidade de saúde para realizar exames básicos e verificar pressão da população presente.

O evento iniciou às 8h, com o torneio infantil. Às 11h foi apresentado o Projeto MOVA-Brasil à comunidade e às autoridades presentes. Logo depois houve a palestra do Sr. Patrício Lucena, coordenador do PRONAF – Banco do Nordeste do Município de Açu/RN, que falou sobre o PRONAF e o PRONAF jovem.

A Festa repercutiu nas comunidades vizinhas, que passaram a conhecer o Projeto, e abriu a possibilidade de mais incentivos e novas parcerias dispostas a levar conhecimento para todas as outras comunidades.

Também foi decidida, na sala do Projeto MOVA-Brasil, a entrega de um documento reivindicatório, na assembleia itinerante dos vereadores, sobre a questão da saúde.

No dia 30 de outubro, durante a sessão itinerante da Câmara Municipal de Porto do Mangue foi entregue um oficio ao prefeito, solicitando melhorias relacionadas ao atendimento da saúde da comunidade.

Autoridades e parceiros que participaram da Festa Comunitária Cidadã:

  • Educandos e educandas do Projeto MOVA-Brasil
  • Regina Sinelabe Feitosa (Coordenadora Local do Projeto MOVA-Brasil
  • Francisco Gomes Batista (prefeito)
  • Magnos Antônio do nascimento (vereador)
  • Jailson Fernandes (vereador )
  • João Cirilo de Brito (vereador)
  • Nael Gomes Dantas (EMATER)
  • HipolitonSael Holanda Melo (Secretario de Agricultura)
  • Robson Lopes Matos (SEBRAE)
  • Patrício Lucena (Banco do Nordeste do Município de Assú)

0 Comentários

Deixe o seu comentário!