Parceiros do Polo RN reafirmam compromisso com a alfabetização

rn_ENCERRAMENTODA_TODOS COORDENADORES E MONITORES EM CONFRATERNIZAÇAO COM EQUIPEDurante o período de 08 a 12 de junho 2015, o Polo RN realizou a Formação Inicial de monitores e coordenadores locais na cidade de Mossoró (RN), com a participação de 87 monitores e seis coordenadores locais dos núcleos Mossoró, Alto Rodrigues, Natal I e II, Assu, Areia Branca.

O evento contou com a participação do articulador social Jailson Morais, coordenadora de polo Josileide Silveira, assistentes pedagógicas Rozilane Marques e Patrícia Leite e a auxiliar administrativo Giselia Carvalho, bem como o coordenador nacional Rodrigo Costa Silva.

rn_ABERTURA DA FORMAÇÃO  COM A PRESENÇA DOS PARCEIROS

A abertura da Formação contou com a presença dos parceiros do Projeto.

Durante o período da manhã do primeiro dia de Formação ocorreram os procedimentos de contratação – entrega da documentação dos monitores e o credenciamento dos participantes. Pela tarde o encontro teve início com a presença dos parceiros locais e autoridades que compuseram a mesa de abertura, com a coordenadora de Polo Josileide Silveira dando as boas-vindas aos parceiros e novos trabalhadores desta 7ª Etapa com a apresentação do Projeto MOVA-Brasil 2015.

Representantes de organizações institucionais como Socorro Batista (Secretária Adjunta Estadual da Educação RN), José Flávio (PETROBRAS), Magno Gustavo (SEBRAE/RN), Felipe Ribeiro (representando o Reitor Sr. Arimatéia da UERN), José Antônio Araújo (SINDPETRO), Jailson Barbosa (IFRN Mossoró), Sr. Fernando de Sá Leitão representando o Diretor do SEBRAE João Hélio) Nelson Filho (Fundação José Augusto), Rodrigo Costa (Coordenação Nacional Pedagógica) compareceram e reafirmaram o compromisso com o Projeto MOVA-Brasil.

Logo após a composição da mesa de abertura houve a reflexão sobre a conjuntura nacional, destacando os assuntos que integram a pauta política da educação no país – a implementação do PNE (Plano de Educação Nacional), EJA e diversidade. Nesta ocasião, o polo contou com a contribuição da Prof.ª Socorro Batista, que mediou o diálogo com os participantes. Para demonstrar a diversidade cultural que permeia a realidade das comunidades que integram a 7ª etapa do Projeto no Polo RN houve uma apresentação cultural com o Grupo de Dança do Teatro Alberto Maranhão em parceria com a Fundação José Augusto.

rn_FORMAÇÃO SAiDA CAMPO-MONITORES NUCLEOS DE NATAL E MOSSORO

Monitores dos núcleos de Natal e Mossoró durante saída a campo.

Durante todo o período de duração da Formação as temáticas “Construção do PEPP”, “Marco Referencial – princípios e concepções”, “Leitura do Mundo”, “Hipóteses de Escrita e Oralidade” e a “Semana de Ação Mundial (SAM)” fomentaram as oficinas, assim como outros temas discutidos e socializados sobre a metodologia, de acordo com a pauta da Formação Inicial de coordenadores locais e monitores.

No segundo dia (09/06) foram realizadas discussões em Círculo de Cultura com a presença do reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do professor e deputado estadual Fernando Mineiro dialogando sobre a EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Brasil e no Rio Grande do Norte; e no terceiro dia (10/06), a Secretária da Juventude do Rio Grande do Norte, Divaneide Basílio, falou sobre a Diversidade da Juventude e o Plano da Juventude.

rn_EXPOSIÇAO ATIVIDADES REALIZADAS  OFICINAS-TEMATICA

Exposição das atividades realizadas nas oficinas.

Além da articulação e contribuições desta rede de parceiros para o processo formativo dos educadores, destacamos que os monitores e coordenadores locais puderam assistir uma peça teatral ao ar livre retratando “Mossoró, Cidade Junina”. Esta apresentação fez parte do evento junino que acontece anualmente no Corredor Cultural em Mossoró-RN durante o mês de junho e reúne mais de um milhão de pessoas durante os dias da festa,  considerada a terceira maior festa de São João do país e na qual é apresentado todo ano o espetáculo “Chuva de Bala” no adro da Capela de São Vicente, em comemoração aos mossoroenses que expulsaram o bando de Lampião da cidade em 1927.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!