Projeto MOVA-Brasil fortalecendo os direitos das pessoas em situação de rua

Aula inaugural Pesssoas Situacao Rua (2)

O IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Campus Cidade Alta) sediou a aula inaugural.

No dia 25 de junho de 2015, na cidade de Natal-RN, o Projeto MOVA Brasil realizou a aula inaugural da turma de Pessoas em Situação de Rua.

A aula contou com a participação do diretor do IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Campus Cidade Alta), Lerson Maia; a coordenadora da Secretarias da Juventude (SEJUC), Maria Leuça; representante do Centro de Referência Especializada em Assistência Social para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), o articulador social do Projeto MOVA-Brasil no Polo RN – Jailson Morais; a coordenadora local do Núcleo Natal II, Rosa Simone e a coordenadora de polo Josileide Silveira.

Coordenacao Polo e articulacao social aula inaugural

Coordenação de polo e articulação social marcaram presença.

A aula inaugural aconteceu no espaço do IFRN, onde provocou algumas impressões aos educandos:

“(…) quando a maioria de nós chegou ao aqui (IFRN) nos sentimos muito intimidado para entrar neste prédio”. Wesclei Marinho, educando.

Eu estava todo molhado e fiquei com vergonha, pois, tinha passado a noite na rua, levado muita chuva e estava todo sujo.” João Batista Aparecido, educando.

A partir de uma roda de conversa com os parceiros, os educandos (dos quais cerca de 70% moram na rua ou em prédios abandonados) destacaram a importância do Projeto para a melhoria da qualidade de vida e o para a realização do desejo de poderem sair da rua e viverem livres com mais dignidade. Alguns participantes falaram sobre suas expectativas em relação ao processo de alfabetização, como o educando Marcimiliano:

“Quero aprender para ensinar os meus irmãos da rua”.

Os parceiros presentes reafirmaram o compromisso com a turm, com destaque para o apoio do IFRN (em parceria com a UFRN) na formação profissional que, através do Projeto TECPOP, dará oportunidade para os educandos obterem as aprendizagens necessárias para o uso das tecnologias sociais. O diretor do IFRN, Lerson Maia, se comprometeu ainda a incluir os educandos do MOVA-Brasil entre os matriculados no sistema da instituição como alunos, para que possam acessar os computadores para usar as redes sociais e ter acesso à biblioteca, entre outros serviços.

Aula inaugural Pesssoas Situacao Rua Jose Vanilson Monitor

O monitor José Vanilson deu seu relato durante o encontro.

Finalizando a aula, houve a participação do monitor José Vanilson, que já foi morador de rua e hoje atua em movimentos sociais, mostrando-se um grande líder. Ele reafirmou o papel do MOVA-Brasil e dos parceiros presentes no fortalecimento da cidadania das pessoas em situação de rua:

m

m

“Nós somos vencedores por estarmos com vocês todos aqui, pois, somos guerreiros. Enfrentamos leões todos os dias. Estes leões são a fome, o preconceito, o medo, a solidão, entre outras tantas misérias. Obrigado a vocês todos por nos acolher!”


0 Comentários

Deixe o seu comentário!