A Semana de Ação Mundial 2015 no Polo RN

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A comunidade de Felipe Camarão (Núcleo Natal I) refletiu sobre o primeiro ano de PNE e a oferta de EJA na comunidade.

A Semana da Ação Mundial aconteceu no período de 21 a 27 de junho, com foco no 1º ano de implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) e no Balanço do Programa Educação para Todos (EPT). A edição de 2015 foi articulada em todas as turmas do Projeto MOVA-Brasil do Polo RN, nos municípios e comunidades atendidas nesta 7ª etapa.

Desse modo, a partir de um planejamento prévio, este processo foi iniciado a partir da Formação Inicial de monitores e coordenadores locais, quando os participantes foram orientados sobre as ações norteadoras da SAM 2015, assim como a forma como essas seriam trabalhadas com os educandos nas salas de aula, principalmente no que se refere às discussões relacionadas ao alcance da Meta 9 do PNE; que trata da elevação dos índices de elevação da alfabetização no Brasil.

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A monitora Leila (Comum, Extremoz), em palestra sobre a SAM.

De acordo com as orientações apresentadas na Formação Inicial, as atividades da SAM 2015 nas salas de aula aconteceram articuladas às ações alfabetizadoras e da Leitura do Mundo junto aos educandos. A seguir, destacam-se algumas atividades:

A turma da monitora Viviane Santos de Lima, instalada no município de Areia Branca, na comunidade do Bairro Nordeste (Núcleo de Areia Branca), realizou uma atividade onde os educandos foram instigados a procurar imagens que fossem significativas e representassem a sua trajetória escolar. Muitos relataram que, infelizmente, optaram por abandonar a escola devido à falta de material e merenda escolar (que não eram disponibilizados) e ao difícil acesso à escola, que era localizada num local isolado.

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A turma do monitor Clécio Bernardino, instalada no município de Natal, na comunidade de Felipe Camarão (Núcleo Natal I), teve a presença do educador popular e parceiro Stanley Marques, que atua nesta comunidade há 10 anos. Ele mediou o debate sobre o PNE, onde os participantes foram mobilizados a refletir sobre o panorama da comunidade em relação à oferta da EJA e às instituições de ensino instaladas na comunidade e no entorno.

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A turma do monitor Clécio Bernardino teve o debate sobre o PNE mediado por Stanley Marques.

As turmas instaladas no município de Mossoró (Núcleo Mossoró) fizeram um mapeamento educacional nas comunidades, destacando suas potencialidades e necessidades. Como potencialidade foi observada a existência de EJA, creche, Brasil Alfabetizado e transporte escolar. Como necessidades, a principal foi a falta de infraestrutura para poder ofertar alguns programas, como o ProJovem, o Mais Educação e PETI, entre outros.

As atividades da SAM 2015 nas turmas do Projeto fortaleceu ainda mais a missão do MOVA-Brasil como movimento social na luta pela inclusão, para tirar as metas do papel e para anunciar que uma outra educação, pública, gratuita, laica e de qualidade épossível.


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