Convergência entre politicas públicas e o Projeto MOVA-Brasil para garantia dos Direitos Humanos no Polo RN

Participacao dos educandos e monitora do MOVA-Brasil

Educandos e monitora do Polo Rio Grande do Norte.

No dia 12 de agosto de 2015 realizou-se um Círculo de Cultura na Comunidade Quilombola de Capoeiras, no Município de Macaíba/RN.O encontro, iniciado às 16h., foi caracterizado por uma ação intersetorial para promover políticas públicas compartilhadas. Nesta localidade funciona uma turma do Projeto MOVA-Brasil mediada pela monitora Maria Lídia B. Da Silva, com 26 educandos cadastrados.

Esta ação foi organizada pela Coordenadoria Estadual Politicas Públicas Igualdade Racial (COEPPIR), e teve a participação de representantes da Arca das Letras e do Crédito Fundiário, programas desenvolvidos no Rio Grande do Norte pela Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (SEARA) e pelo Projeto MOVA-Brasil.

Da esquerda para direita

Da esquerda para direita: Cláudia Lemos (COEPPIR), João Vicente (Crédito Fundiário), Lídia Guedes e Edson Nóbrega (Arca das Letras).

A COEPPIR foi representada por Carla Alberta Lemos (coordenadora de Promoção da Igualdade Racial); o Projeto MOVA-Brasil representado por Josileide Silveira (coordenadora do Polo RN), Rodrigo Silva (coordenador pedagógico nacional), Maria Lídia (monitora) e educandos; o Programa Arca das Letras foi representado por Lídia Guedes (coordenadora de Capacitação Arte e Cultura), pela professora Lúcia Araújo e pelo coordenador de apoio Edson Nóbrega; além do coordenador do Crédito Fundiário, João Vicente.

Os educandos do Projeto MOVA-Brasil tiveram uma participação propositiva durante toda a reunião. Foram debatidos com a comunidade vários assuntos, como a possibilidade de compra de terras individual e coletiva através do Crédito Fundiário, o acesso aos livros disponibilizados pela Arca das Letras aos moradores da comunidade e a presença e uso deles na sala de aula do Projeto MOVA-Brasil.

Participantes da reunião

Participantes da reunião, que articulou ações em benefício da comunidade.

Para o Projeto MOVA-Brasil, o Círculo de Cultura foi muito importante na articulação de ações em benefício da comunidade. Uma das ações efetivamente decididas foi a de que semanalmente a monitora Maria Lídia fará um visita com os educandos ao espaço da Arca das Letras para empréstimo de livros, com atenção especial aos referentes aos Temas Geradores.

Ficou acordada ainda a realização do Círculo de Cultura nas demais comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas e ciganos) onde o MOVA-Brasil atua no estado, e o compromisso de que a Arca das Letras estará presente nestas comunidades. Como encaminhamento, foi combinada uma reunião com os representantes do Programa Arca das Letras para implementar esta iniciativa no maior número de turmas do Projeto MOVA-Brasil possível.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!