Temas Geradores em diálogo interdisciplinar na Formação Bimestral de monitores e coordenadores locais no Polo RN

FORMAÇÃO MONITE E COORD_POLO RN_MOSSORO _21

Formação de monitores e coordenadores em Mossoró.

A I Formação Geral de monitores e coordenadores locais no Rio Grande do Norte foi regionalizada, sendo realizada em Mossoró entre 19 e 21 de agosto, e em Natal de 25 a 27 do mesmo mês. Em Mossoró se reuniram os núcleos Mossoró, Areia Branca e Assú, e em Natal os núcleos Alto do Rodrigues, Natal I e II.

Um dos momentos significativos da Formação foi o estudo sobre a leitura e escrita na alfabetização de adultos. Como ensinar através de textos, palavras geradoras, fonemas e grafemas? O estudo ampliou as percepções dos monitores sobre esse processo de ensino-aprendizagem e como esses instrumentos se relacionam na construção de novos textos, palavras e sentidos, trazendo como foco os vários gêneros textuais dentro dos Temas Geradores e dos subtemas.

A oficina sobre os gêneros textuais, a partir dos ditos populares e dos Temas Geradores que estão sendo trabalhados nas salas de aula, aprofundou a compreensão dos objetivos almejados na perspectiva da alfabetização e do letramento. Uma oficina de etnomatemática também foi realizada, visando reconhecer e trabalhar o conhecimento de acordo com a pluralidade e especificidade dos educandos. Além da perspectiva teórica, foram construídas várias atividades a partir do Tema Gerador e subtema privilegiando a intertransdisciplinaridade com as diversas ciências. Estes momentos possibilitaram que os participantes da Formação percebessem como o estudo das situações do cotidiano dos educandos e comunidades podem ser melhor compreendidas, a partir do diálogo entre os saberes populares e as áreas de conhecimentos.

Neste sentido, ocorreram planejamentos semanais (tanto em grupo como individuais) que geraram grandes reflexões, principalmente durante o planejamento detalhado; assim como a identificação das várias dimensões dentro dos diversos ramos do conhecimento.

OFICINA PLANEJAMENTO_FORMAÇÃO GERAL DE MONITORES E COORD_25

Oficina de Planejamento com monitores e coordenadores.

Também integrou a pauta da Formação o acompanhamento do planejamento das ações de formação profissional, com o compartilhamento dos avanços e dificuldades, bem como da busca coletiva de estratégias para superar os desafios. As discussões apontaram para a necessidade de se levar em consideração as influências da atual conjuntura do cenário político-econômico brasileiro no caso do encaminhamento de educandos para ações de formação profissional.

Outro trabalho de destaque foi uma oficina sobre a Avaliação, visando aprofundar a compreensão de como avaliar na perspectiva freiriana. Um dos principais objetivos foi subsidiar os monitores para identificarem no processo de ensino-aprendizagem os momentos de realizar as intervenções necessárias para a ampliação do desenvolvimento das aprendizagens dos educandos. Outro foco da oficina realizada foi a compreensão do portfólio a partir da análise de textos dos Cadernos de Formação e do Caderno do Monitor.

No momento de estudos teóricos realizados pelos monitores e coordenadores locais durante a Formação (a partir dos Cadernos de Formação), o grupo ressaltou que as temáticas contempladas no material foram contribuição relevante para a práxis nas salas de aula do Projeto MOVA-Brasil.

FORMAÇÃO MONIT E COORD_POLO RN MOSSORO_20

Os Cadernos de Formação e o Caderno do Monitor foram utilizados durante a Formação, e os participantes ressaltaram a importância do conteúdo para a prática em sala de aula.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!