Turma de Cidade Nova realiza oficinas e amplia conhecimentos de etnomatemática para fazer uso social no Polo RN

rayanna9

Os educandos(as) participaram de atividade sobre produção de produtos de limpeza de forma artesanal.

A turma Cidade Nova, localizada no município de Natal-RN realizou aula prática de como fazer produtos de limpeza com a monitora Rayana Karolinne (núcleo Natal I, Polo Rio Grande do Norte). Dando sequência ao Tema Gerador “Trabalho” em sala de aula, foram abordadas sobre diversas situações ocupacionais e o atual panorama econômico do país.

O destaque deste trabalho autônomo na turma possibilitou o planejamento de um momento dinâmico, no qual a monitora socializou com os educandos(as) conhecimentos sobre como produzir produtos de limpeza (desinfetante, detergente etc.) de forma artesanal.

rayanna8

A atividade também apresentou técnicas de vendas e gerenciamento dos lucros gerados com a venda dos produtos.

No decorrer desta atividade foram tratados assuntos envolvendo a etnomatemática, como noções de porções de pesos (gramas, litros etc) e de custos e preços; além de serem sugeridas técnicas de vendas e gerenciamento dos lucros gerados, “despertando nos educandos uma forma de economia e também a possibilidade de uma fonte de renda extra”, como disse Rayanna.

m

m

m

turma rayanna3

Desinfetante produzido artesanalmente.

Como resultado, a educanda Lucineide Barbosa, que estava desempregada e se propôs de confeccionar e comercializar os produtos com a orientação da monitora, iniciou as atividades de comércio nos dias seguintes e já obteve resultados, complementando a renda da família e economizando em casa.

A educanda relata que, por falta de apoio e orientação, suas tentativas anteriores de vender produtos foram fracassadas: “não sabia ler nem calcular lucros, pois não tive a chance de estudar”, diz Lucineide. Ela finalizou seu relato agradecendo ao projeto afirmando que o MOVA-Brasil chegou em uma hora que ela estava precisando de ajuda e de conhecimento para voltar ao mundo do trabalho.

rayanna7

Os produtos confeccionados no Polo já estão sendo comercializados.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!