Valorização da linguagem artístico-cultural no contexto da alfabetização no Polo RN

Formação de monitores e coordenadores local_ofoicina de cordel 26.11-Natal RN (9)

A Formação envolveu os Núcleos de Natal I e II e Alto do Rodrigues.

Durante a tarde de quinta-feira (dia 26 de novembro de 2015) ocorreu o último dia da II Formação Geral Continuada de monitores e coordenadores locais do Polo Rio Grande do Norte. 

A Formação envolveu os Núcleos de Natal I e II e Alto do Rodrigues, e foi permeada pela construção de cordéis, buscando preparar os educadores para a valorização da linguagem artístico-cultural no processo de ensino-aprendizagem das turmas de alfabetização do Projeto.

Formação de monitores e coordenadores local_ofoicina de cordel 26.11-Natal RN (2)

A linguagem artístico-cultural foi utilizada como meio de abordar temas específicos pelos grupos.

O trabalho desenvolvido foi a construção de um cordel temático em grupo pelos monitores(as), abordando o percurso vivido em 2015 no Projeto MOVA-Brasil. Os temas abordados foram: “Diversidade”; “Projeto MOVA-Brasil”; “Cidadania”; “Violência Doméstica”; “Educação de Jovens”, Adultos e Idosos” e “Comunidade”, entre outros. Segundo os monitores, a oficina os impregnou de conhecimento e prazer de ser um trabalhador do Projeto. Este trabalho foi adaptado a partir de uma oficina desenvolvida na Formação Nacional realizada na Bahia em outubro de 2015, pela professora Sônia Couto (Instituto Paulo Freire).

APRESENTAÇÃO DOS CORDEIS4

Apresentação dos cordéis.

Após a construção do cordel em grupos de 3 (três) a 4 (quatro) monitores e coordenadores, foi realizado um desenho em xilogravura, confeccionado em bandejas de isopor de congelados, em um trabalho de reaproveitamento.

Os monitores adequarão o trabalho da oficina aos temas discutidos em sala de aula, de forma a desenvolvê-los com os educandos em sala na perspectiva aquisição da leitura, escrita, matemática e das outras várias ciências, bem como o convívio social e artístico.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!