Polo RN consolida processo de encaminhamento de educandos para EJA

CAPA

O Projeto MOVA-Brasil tem como um de seus objetivos a inserção dos seus educandos(as) na rede pública de ensino para dar continuidade a sua formação escolar; ao seu processo de escolaridade e de cidadania frente ao mundo que queremos.

Neste sentido, é necessária a articulação da equipe do Projeto (articulador social, equipe de polo, coordenadores locais e monitores) com a rede estadual e municipal de ensino na perspectiva de matricular os educandos nestas redes. É o que vem realizando o Polo Rio Grande do Norte, desde outubro de 2015.

Assim, foi articulado com onze Secretarias de Educação dos Municípios dentre os 21 municípios em que o Projeto está funcionando nesta etapa de 2015. São eles: Natal, Mossoró, Assú, Angicos, Areia Branca, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Ipanguaçu e Parnamirim. Nestes municípios os educandos já estão matriculados.

EDUCANDO MARCONE FAZENDO A PRE INSCRIÇÃO PARA A EJA

Já os educandos das turmas do Projeto localizadas no campo/área rural foram inseridos na Educação do Campo da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, que além da continuidade de seus estudos também participarão da formação agroecológica: aprendizado de como organizar uma horta para semeadura de produtos para serem comprados pela merenda escolar dos seus municípios.

INTERVENCAO_MATRICULA EJA_TURMA CIDADE NOVA_08_01_2016 (6)

Outro ganho importante no Projeto é que no estado do RN, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura, publicou no Diário Oficial do Estado (D.O.E.), edição de 03/12/2015, a Portaria nº 1576/ 2015 – SEEC/GS, que “dispõe sobre os critérios para a Implantação de Novas Turmas da modalidade EJA nas Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino”. Com isso, o Projeto MOVA-Brasil está encaminhando os estudantes para serem matriculados nas escolas localizados nas Diretorias Regionais de Ensino (DIRED).

natal1_visita_pajucara_pq dunas_intervencao EJA_08_01_2016 (13)

Para tanto, as matrículas estão sendo efetivadas até o final de janeiro 2016, na escola mais próxima do local de funcionamento das turmas no ano de 2016. Este processo será realizado mediante a Portaria nº 1576/2015, considerando os seguintes artigos: Art. 1º ; Art. 2º ; Art. 3º ; Art. 5º ; Art.6º ; Art. 7º .

INTERVENCAO_MATRICULA EJA_TURMA CIDADE NOVA_08_01_2016 (7)

Do mesmo modo, em virtude do Art. 6º, será apresentado o Portfólio, como sendo o documento que expressa o desenvolvimento do(a) educandos(a) do Projeto nas várias dimensões humanas durante o 1º Ciclo do Ensino Fundamental I.

Assim, serão matriculados todos os educandos que desejarem dar continuidades aos seus estudos nos espaços onde hoje acontecem as turmas do Projeto MOVA-Brasil com uma professora da rede pública de ensino estadual.

Neste sentido, o Projeto MOVA-Brasil no Rio Grande do Norte encaminhará 95% dos seus educandos para inserção e continuidade dos estudos na EJA da rede pública estadual e municipais.

INTERVENCAO_MATRICULA EJA_TURMA CIDADE NOVA_08_01_2016 (8)


0 Comentários

Deixe o seu comentário!