Simão Dias sedia Encontro de Educandos(as) do Núcleo Ara-Sul

No último domingo, dia 23 de setembro, aconteceu, na cidade de Simão Dias (SE), o Encontro de Educandos(as) do núcleo Ara-Sul, composto por turmas das cidades de Lagarto, Simão Dias e Aracaju.

Com o tema Aprender nunca envelhece, a sustentabilidade nos fortalece, o Encontro contou com a exposição de experiências que envolvem a sustentabilidade, como a palestra da monitora Simone dos Santos Silva e o relato do parceiro e militante do Movimento dos Sem-Terra (MST), José Adérico, sobre Roças Agroecológicas. A exposição de Adérico compartilhou a experiência do Assentamento 08 de Outubro, onde funciona uma turma de Projeto MOVA-Brasil.

O Encontro teve ainda a participação do Grupo de Samba de Roda do povoado Sítio Alto (Simão Dias).

Uma das lideranças comunitárias e educanda do MOVA-Brasil, Josefa Conceição de Jesus, ou Dona Finha, como é conhecida, afirmou que o Projeto tem ajudado a comunidade a encaminhar muitas de suas lutas, como a reivindicação, junto à Prefeitura local, de um espaço cultural no povoado e, atualmente, o reconhecimento como quilombo. “Temos muitas expressões culturais que são negras, como o samba de coco, o cipó de miroró e o São Gonçalo que hoje não é mais dançado.Temos também registros de uma fazenda atrás do povoado de onde provavelmente nossos antepassados fugiram para formar o que hoje é o Sítio Alto. Nós somos quilombolas, não temos vergonha disso, apesar de sofrer preconceito e discriminação por viver lá”, afirma D. Finha.

O tema do Encontro do núcleo Ara-Sul é o resultado dos debates nas turmas do Projeto MOVA-Brasil no polo Sergipe desde o processo de elaboração do Projeto Eco-Político Pedagógico (PEPP), cujo estudo da realidade sobre a dimensão socioambiental levou as turmas a refletirem sobre seus modos de viver e produzir.

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!