Polo Sergipe realiza Formação Inicial de coordenadores locais em Aracaju

sergipe_formacao_coordenadores_alda

Formação Inicial de coordenadores locais do Polo de Sergipe

A  Formação Inicial de coordenadores locais do Polo de Sergipe foi realizada entre 26 e 28 de maio, em Aracaju, capital do estado. Este ano, o polo terá 45 turmas e 3 núcleos, articulados nos territórios Centro-sul sergipano, Sul Sergipano e Médio Sertão.

A Formação teve início no período da manhã, com a realização de exames admissionais e recebimento dos documentos de contratação dos trabalhadores. Os participantes foram acolhidos no espaço de Formação com a Mística de abertura, na qual os coordenadores locais compartilharam elementos simbólicos representativos das culturas das regiões que compõem o polo.

sergipe_formacao_coordenadores_equipe

Realização da Mística de abertura

O período da manhã foi encerrado com a apresentação do Projeto MOVA-Brasil, evidenciando os objetivos e metas que orientam as ações na 7ª etapa. No período da tarde foram apresentados os princípios e concepções que fundamentam o Projeto, com a vivência de elementos da metodologia freiriana na prática da alfabetização de jovens, adultos e idosos.

sergipe_formacao_coordenadores_mistica

Resultado da Mística de abertura

Na manhã do dia 27, a Formação contou com a presença do articulador social do polo Sergipe, Genivaldo dos Santos (Vadinho), que contribuiu com a Formação política do grupo, por meio de uma análise da conjuntura econômica e política do país, refletindo também sobre os seus impactos na educação. À tarde a Formação teve continuidade com a abordagem de temas referentes ao Projeto Eco- Político-Pedagógico (PEPP) e Estudo da Realidade para a definição dos Temas Geradores.

sergipe_formacao_coordenadores_articulador

A Formação chegou ao seu último dia com uma oficina sobre o Sistema MOVA (banco de dados do Projeto), realizada após a abordagem dos Cadernos de Orientação e Instrumentais desta etapa. A resposta foi boa, com os coordenadores locais afirmando terem concluído a Formação com segurança e mais conhecimentos devido aos subsídios para compreensão da metodologia MOVA proporcionados durante os três dias de duração do processo.

Cada grupo retornou aos seus municípios de origem com um plano de estudo a ser realizado na semana de 1º a 3 de junho, visando ampliar o entendimento dos referenciais que sustentam filosófica e didaticamente o Projeto MOVA-Brasil, contribuindo assim com o processo formativo dos monitores, que serão formados na semana de 8 a 12 de junho.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!