Polo Sergipe realiza Formação Inicial de coordenadores locais e monitores

mesa de abertura

O encontro teve duração de cinco dias.

A equipe do polo Sergipe realizou, entre os dias 08 e 12 de junho a I Formação Inicial de coordenadores locais e monitores, na cidade de Salgado.

A coordenadora do polo Valéria Santos, deu as boas-vindas aos presentes e foi formada a mesa de abertura do evento, com a presença de representantes da Petrobras, do gerente de comunicação, Luiz Roberto Dantas e Cláudio Alberto de Souza, responsável pelo PEAC (Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras); além dos parceiros locais dos municípios de Salgado (Aécio de Jesus); do município de Indiaroba (Ginaldo Lessa) e de Estância (Dominguinhos Machado). Marcaram presença também a representante da Secretaria de Estado da Educação, Jairlene Oliveira, o articulador social Vadinho e a coordenadora pedagógica nacional, Mariana Galvão.

mística

A Mística apresentou os participantes do Projeto.

 

Após a abertura da Formação foi realizada a Mística, momento em que elementos culturais, socioeconômicos e políticos dos municípios participantes nesta 7ª etapa do Projeto MOVA-Brasil em Sergipe são apresentados através de objetos que os representam. Em seguida foi realizado um diálogo analisando a conjuntura econômica e política e seus impactos na Educação, com a participação de Vadinho, Dominguinhos e Jairlene que; além de situar os presentes à Formação sobre a EJA como direito humano, apresentou o Plano Estadual de Educação (com foco na Educação de Adultos). O objetivo da sua abordagem foi incentivar monitores e coordenadores locais a acompanharem o processo de implementação dos Planos de Educação em seus municípios e introduzir o tema da Semana de Ação Mundial (SAM), movimento internacional do qual o MOVA-Brasil faz parte.

m

 

Nos dias que se seguiram, monitores e coordenadores locais puderam vivenciar momentos em que foram abordados assuntos relativos aos objetivos e metas do Projeto nesta etapa, as concepções e princípios norteadores da prática alfabetizadora do MOVA-Brasil. Realizaram a Leitura do Mundo em sala de aula e a saída a campo, momento riquíssimo, em que elementos sociais, econômicos, políticos, socioambientais e culturais da cidade de Salgado foram descortinados pelo olhar pesquisador das equipes.

participação do articulador social

A articulação social esteve presente na Formação.

Na quinta-feira (11/06) foi dada ênfase no processo de alfabetização e etnomatemática, com conteúdos relacionados à psicogênese da língua escrita, de Emília Ferreiro, e orientações relativas à realização do diagnóstico inicial. Outro assunto abordado foi o conceito de etnomatemática, forjado por Ubiratan D’Ambrósio. À noite foi realizada a Noite Cultural do polo, com a participação do grupo “Os Coroas do Forró”.

trabalho em grupo

Coordenadores e monitores participaram de diversas atividades durante a Formação.

Complementando o encontro, na sexta-feira (12/06) as equipes tiveram um momento de formação administrativo-financeira e vivenciaram a elaboração do plano de aula das Ações Iniciais em sala com os educandos.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!