Polo Sergipe em sua primeira Formação Mensal de coordenadores locais nesta 7ª etapa do Projeto MOVA-Brasil

Roda_conversa_Reducao_Maioridade_Penal

Roda de conversa sobre “Redução da Maioridade Penal”.

A primeira Formação Mensal de coordenadores locais do polo Sergipe foi realizada nos dias 13 e 14 de julho, no Hotel Parque das Águas, em Aracaju. A Formação teve início no período da manhã, com o acolhimento dos participantes e o compartilhamento da pauta. Em seguida foi realizada uma Mística na qual os coordenadores locais apresentaram as atividades realizadas em cada núcleo na Semana de Ação Mundial (SAM).

mistica_atividadesSAM_apoios25anosECA

Mística apresentando as atividades dos núcleos.

A equipe do polo trouxe para a Formação uma reflexão sobre os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com destaque para o dia 13 de julho (dia em defesa da democracia do nosso país, do estatuto da criança e do adolescente e contra a redução da idade penal). O período da manhã foi encerrado com a socialização do quadro de situação das turmas feito pelos coordenadores locais, com o intuito de compartilhar os avanços e as dificuldades detectadas nesse primeiro mês de Projeto.

Pela tarde foi abordado o Sistema MOVA, visando esclarecer dúvidas sobre a inserção das frequências dos educandos nesse primeiro mês de aula. Foi realizada ainda uma oficina pedagógica sobre a psicogênese da língua escrita e uma produção de atividades e intervenções em planos de aula pelos monitores, para dar subsídios aos coordenadores locais no processo de acompanhamento do desenvolvimento da aprendizagem dos educandos junto aos respectivos quadros longitudinais.

Socializacao_LM_nucleo_SulSergipano

Socialização da Leitura do Mundo no núcleo Sul Sergipano.

Na manhã do dia 14 a Formação contou a presença do articulador social Genivaldo Santos (Vadinho), que contribuiu com a formação política do grupo por meio de uma roda de conversa sobre a “Redução da Maioridade Penal”. Vadinho também participou das orientações sobre a formação profissional dos educandos, momento que ressaltou-se a meta do Projeto e reiterou-se o encaminhamento de mapear as expectativas dos educandos e possíveis parcerias nos núcleos.

oficina_construcao_portifolio

Oficina de construção de portfólios.

Ainda pela manhã, a Formação teve continuidade abordando o Projeto Eco-Político-Pedagógico (PEPP); a socialização da Leitura de Mundo dos núcleos e a atualização do cronograma de entrega e devolutiva dos PEPPs dos núcleos. À tarde foi realizada uma oficina de construção de portfólio para subsidiar os coordenadores locais. A Formação teve o seu encerramento com as orientações administrativas e de RH.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!