Educandos do Polo Sergipe comemoram a Semana Paulo Freire

turma preguiça de baixo

Turma da comunidade Preguiça de Baixo.

De 21 a 25 de setembro monitores e educandos do MOVA-Brasil realizaram atividades em comemoração à Semana Paulo Freire, que completaria 94 anos no dia 19 de setembro.

Em homenagem ao patrono da educação brasileira, o Núcleo Movendo Vidas, que tem como coordenadora local Midiane Melo, conheceu um pouco mais a respeito da história de vida de Paulo Freire, podendo relacionar a teoria e a prática político-pedagógica libertadora com a vivência no Projeto, que vai muito além da alfabetização, estimulando a pensar de forma crítica os contextos e suas realidades.

Os educandos confeccionaram cartazes com frases e fotos e assistiram aos documentários “Paulo Freire Contemporâneo” e “A importância do ato de ler”, realizando debates a partir deles.

educandos da turma Preguiça de baixo em processo de Aprendizagem

Educando da turma Preguiça de Baixo confeccionando cartaz a partir de palavras levantadas no Círculo de Cultura.

Na turma da comunidade Preguiça de Baixo (Indiaroba-SE), que tem como monitora Charlene Santos, essa aproximação com a história de Freire se deu através do Círculo de Cultura, com a abertura de um diálogo sobre quem foi Paulo Freire, sua metodologia e importância para a educação em geral e sua relação com o Projeto MOVA-Brasil. Na sequência, os educandos construíram e fizeram a leitura de um texto coletivo, através da confecção de cartaz com as palavras significativas levantadas durante o Círculo de Cultura.

A semana de Paulo Freire foi de grande importância para o Núcleo Movendo Vidas, pois os educandos puderam conhecer a história daquele que inspirou a criação do Projeto MOVA-Brasil, e também perceber que a educação é a ferramenta mais poderosa para transformar o mundo.

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” (Paulo Freire).


0 Comentários

Deixe o seu comentário!