MOVA–Brasil participa da mobilização para levar água ao povoado Posto Fiscal, em Salgado-SE

Andamento da obra de implantação da água

Acompanhamento da obra de implantação da água na comunidade.

Os educandos(as) do Núcleo Realizando Sonhos (turma Posto Fiscal) realizaram a Leitura do Mundo na comunidade e identificaram o problema da falta de água no povoado. A partir disso, elegeram o Tema Gerador “Meio Ambiente” e o subtema “Água”, se articulando em mobilização social junto com os habitantes do povoado na luta pela água.

Cisterna que abastecia a comunidade2

Cisterna que abastecia a comunidade.

Depois de constatarem que o abastecimento de água na comunidade era feito através de cisternas próximas e que existia a cobrança de uma taxa de alto custo pelo serviço, educandos e moradores, acompanhados da monitora Bárbara Celestino, reivindicaram à parceria local, a Câmara de Vereadores do município de Salgado-SE, o abastecimento de água e a pavimentação da comunidade.

m

m

m

m

O presidente da Câmara Municipal, Aécio do Tombo, promoveu reuniões na comunidade com os educandos do Projeto MOVA-Brasil, moradores e com a Companhia de Abastecimento de Água e Saneamento Básico de Sergipe (DESO), para discutir o assunto e definir soluções.

reunião com representantes da companhia de Saneamento Básico do Estado ( DESO)

Reunião com representantes da Companhia de Saneamento Ambiental para implantação da água na comunidade Posto Fiscal.

Na reunião, que contou com a participação do presidente da DESO e do prefeito da cidade, os educandos conseguiram a garantia do abastecimento, promessa que foi concretizada no mês de setembro. Com o pagamento de uma taxa de instalação de R$22,00 os moradores da comunidade Posto Fiscal puderam ter acesso à água em suas torneiras; uma conquista que demostra que vale a pena adquirir novos saberes e se organizar.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!