A equipe do polo Alagoas inicia os diálogos com a Secretaria Estadual de Educação para encaminhar os(as) educandos(as) do Projeto MOVA-Brasil da etapa 2012 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no próximo ano. Reconhecendo a importância da continuidade da escolarização dos(as) alfabetizandos(as) ao final da etapa do Projeto, a equipe que compõe o polo, junto com os(as) monitores(as) e coordenadoras de núcleo selecionou esse tema para ser aprofundado e discutido no Encontro de Educandos.
Durante os Encontros Regionais nos Núcleos, as turmas debateram sobre a importância da continuidade e sobre como deveria ser a EJA nas localidades em que o MOVA-Brasil atua. Nesses encontros, a maioria dos núcleos conseguiu garantir a presença de um representante da EJA no município para ouvir as reivindicações das educandas e educandos.
As propostas foram elaboradas e compartilhadas no Encontro Estadual de Educandos(as), no mês de setembro, momento em que estiveram presentes, na mesa de abertura do evento: a coordenadora do Fórum de EJA do Estado, Valéria Cavalcante; a técnica da EJA da Secretaria de Estado da Educação, Luzimar Silva Ribeiro e a gerente da EJA do Estado, Mirlene Maria Silva Borges.
A partir desse primeiro contato com representantes do governo do estado que implementam a educação de adultos, no mês de outubro, a coordenadora do polo, Elenice Peixoto, articulou a presença da técnica da gerência de EJA no Estado, Aurineide Porfírio, na formação mensal de coordenação de núcleo para que ela conhecesse melhor a estrutura do Projeto MOVA-Brasil, principalmente em relação à formação da equipe pedagógica, com ênfase na valorização dos saberes dos jovens, adultos e idosos.
A partir dessa reunião e o estreitamento do diálogo sobre a transferência dos(as) educandos(as) do MOVA-Brasil para as escolas regulares, a equipe do polo foi convidada a participar do Seminário de Educação de Jovens e Adultos em que foi apresentado o resultado da pesquisa sobre a educação de adultos em Alagoas.
Os dados apresentados incluíam os(as) educandos(as) do MOVA alfabetizados na etapa passada e o reconhecimento da importância do Projeto para a diminuição dos índices de analfabetismo no estado de Alagoas. Por isso, foi aberta a possibilidade de encaminhamento de todos os educandos do MOVA alfabetizados para as escolas da rede regular de ensino.
O mapeamento sobre a oferta de escolas nas localidades em que o MOVA-Brasil atua é uma ação articulada pelas coordenadoras dos núcleos e será compartilhada com as técnicas da gerência da EJA no estado para que sejam abertas turmas do 1ª segmento da educação de adultos.
“Faltam informações sobre a demanda de educação de adultos no estado, principalmente nos pequenos povoados, nas comunidades mais distantes das cidades. Nesse sentido, esse diálogo com o MOVA será muito significativo”, afirma Aurineide. Segundo ela, em localidades onde não houver escolas próximas, um espaço alternativo pode ser articulado, mas o importante é o educando não parar de estudar.
0 Comentários