Projeto MOVA-Brasil mobiliza comunidade e conquista direito à moradia

Nesta 4ª Etapa, o Projeto MOVA-Brasil está com 12 turmas no município de Marechal Deodoro, dentre elas, a turma do Beco da Anastácia, que funciona no Instituto Federal de Alagoas Marechal Deodoro (IFAL-MD).

A monitora, Larissa Tarrago, e a coordenadora do núcleo Heliete Amorim estão preocupadas com as condições de moradia de aproximadamente 100 (cem) famílias que habitam entre a Lagoa Manguaba e o muro do fundo do IFAL-MD. É que nesta época do ano, por causa das fortes chuvas, os moradores são obrigados a se transferir para alojamentos, ficando ainda mais precária a sobrevivência.

A principal fonte do sustento dessas famílias vem da atividade das marisqueiras. Elas despinicam o siri pescado na lagoa para vendê-lo em forma de filé. Esta é uma atividade altamente comprometida nesta época de chuvas.

Diante da situação, os educandos do MOVA procuraram as autoridades competentes e foram informados que já havia um projeto de construção da casa própria para os moradores que residem às margens da lagoa. Com essa informação, os educandos do projeto do município se organizaram, mobilizaram a comunidade e pressionaram as autoridades.

No dia 06 de julho, o representante da Caixa Econômica Federal assinou a ordem de serviço para construção da casa própria dos moradores da Comunidade Beco da Anastácia. Dentre esses beneficiados, 25 são educandos do Projeto Mova Brasil.
NÚCLEO COLHENDO SABERES – Marechal Deodoro
Turma: Beco da Anástacia
Monitora: Larissa Tarrago
Coordenadora: Heliete Maria da Costa Amorim


0 Comentários

Deixe o seu comentário!