Entre os dias 19 e 21 de maio, a equipe do Polo Ceará realiza a 1ª Formação Continuada de Coordenadores Locais e Monitores. Trata-se de um importante momento de encontro unificado dos colaboradores e colaboradoras que compõem o polo para compartilhamento de orientações, momentos de estudo, vivências culturais e lançamento do livro dos dez anos do Projeto MOVA-Brasil.
A formação foi iniciada com a mística, na qual os núcleos expuseram elementos significativos das turmas identificados na Leitura do Mundo (foto). A equipe administrativa do polo orientou os participantes sobre a devolutiva das carteiras de trabalho, cartão alimentação e relatório administrativo, dentre outras questões que envolvem a gestão compartilhada.
Na terça-feira, 20 de maio, a equipe estudou os níveis da escrita, com base nos estudos da pesquisadora argentina Emília Ferreiro. Neste momento, a orientação, além de ler um texto, era a de identificar níveis de escrita de educandos e educandas a partir das atividades diagnósticas realizadas e propor atividades de intervenção para que os alfabetizandos avancem de um nível para outro. A formação também abordou o Projeto Eco-Político-Pedagógico (PEPP), com a socialização da Leitura do Mundo nas turmas, elaboração do Plano de Ação e cronograma de atualização do PEPP do polo.
O lançamento do livro MOVA-Brasil: Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos será nesta quarta-feira, 21 de maio, com a presença de representantes da Petrobras, parceiros locais (corresponsáveis pela articulação das turmas e núcleos), além da equipe do polo, da coordenadora pedagógica nacional, Mariana Galvão, e do articulador social do estado, Marcondes Muniz.
1 Comentário