Municípios, turmas, comunidades, diversidades e realidades

A 4ª etapa do Projeto MOVA-Brasil em Minas Gerais conta com 107 turmas, distribuídas nos municípios localizados na região de Belo Horizonte e no Norte do Estado.

São 29 os municípios atendidos, entre eles: Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ibirité, Pompéu, Rio Manso, Santa Maria de Itabira, Ribeirão das Neves, Jaboticatubas, Montes Claros, Bocaiúva, Capitão Enéas, São João da Ponte, São João das Missões, Manga, Coração de Jesus, São Francisco, Mirabela, Pai Pedro, Januária, Janaúba, Nova Porteirinha, Itacarambi, Engenheiro Navarro, Jequitaí, Riacho dos Machados, Alvação, Matias Cardoso e Grão Mogol. Nesses municípios, o projeto atua em diversas realidades e contextos: comunidades quilombolas, rurais, assentamentos, indígenas (xacriabás), urbanas, pequenos agricultores, associação de catadores de papel, unidade prisional, vazanteiros, catingueiros e geraizeiros.

O Projeto MOVA-Brasil está levando desenvolvimento e cidadania às comunidades nas quais os números do analfabetismo ainda são gritantes. Um exemplo é a Comunidade Quilombola do Pau Preto, que vive em uma ilha de vazante do rio São Francisco, onde o índice analfabetismo assola, em média, 50% das famílias. Outra turma que demonstra a importância do MOVA é a Comunidade Quilombola da Lapinha, no município de Matias Cardoso. Neste local, 700 famílias retomaram o território e, atualmente, vivem debaixo de lona, sem energia elétrica e saneamento básico, ou seja, sem a mínima condição de infraestrutura e dignidade. A turma de alfabetização de jovens e adultos, instalada nessa localidade, se mostra como canal para discutir e transformar a realidade local.

Por meio das ações do projeto MOVA-Brasil vamos contribuindo para a formação política e crítica dos educadores(as) e educandos(as) sobre a realidade.

Articulação das turmas e apoio dos parceiros
Para garantir, desde o início, o envolvimento de toda a comunidade junto às turmas, os parceiros organizaram diversas atividades para mobilizar os educandos, turmas e comunidades. Um exemplo, são atividades promovidas pela AMANU – Educação, Ecologia e Solidariedade, na região de Jaboticatubas, onde parceiros locais, educadores(as), educandos(as) se organizaram para promover a apresentação do Projeto em diferentes comunidades. Foi realizada a exibição o vídeo institucional do Projeto e diversas apresentações culturais. Atualmente, o esforço das comunidades é para aumentar o número de parceiros. Para isso, cartazes e diversos convites estão sendo divulgados.


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