Com o objetivo de construir a rede de operacionalização do PRONATEC/CAMPO, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG/Montes Claros) promoveu, no dia 17 de maio, uma reunião com os Institutos Federais de Januária, Salinas e Pirapora. O encontro contou com cerca de 50 participantes, dentre os quais, presidentes de sindicatos, Escola Família Agrícola EFA Nova Esperança, Articulação por uma Educação do Campo no Semiárido Mineiro e o Projeto MOVA-Brasil.
Como muitos dos presentes não conheciam o programa, fez-se necessária a apresentação do PRONATEC, abrindo o diálogo, em seguida, para vários questionamentos, dentre eles a ausência da representação de movimentos sociais e universidades. Nessa apresentação foi compartilhada a estrutura do Programa, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), responsável pelos elos locais/territoriais a serem definidos no processo e apresentação das demandas regionais.
A equipe do polo MG, com as evidências das demandas por profissionalização das turmas e núcleos sistematizadas no Projeto Eco-Político-Pedagógico (PEPP) do polo terá condições de apresentar à instituição ofertante a realidade de suas comunidades no que diz respeito aos saberes já construídos que serão certificados pelas instituições parceiras. Através da metodologia do Projeto, que prevê o estudo da realidade através da Leitura do Mundo da comunidade, realiza a caracterização das localidades atendidas no que diz respeito às dimensões social, cultural, ambiental, econômica e política. Esse diagnóstico das turmas e núcleos servirá para a equipe encaminhar demandas reais por profissionalização, atendendo às expectativas dos(as) educandos(as).
A partir deste ano o Projeto MOVA-Brasil tem como meta encaminhar 10% dos seus educandos para a qualificação profissional, contribuindo para a emancipação de pessoas destituídas de seus direitos fundamentais.
0 Comentários