Aconteceu, nos dias 22 e 23 de agosto de 2013, em Montes Claros (MG), o Seminário de Práticas Alfabetizadoras, das turmas localizadas no Norte do Estado. A socialização das práticas ocorreu durante a II Formação Continuada de Monitores e Coordenadores, envolvendo 58 monitores e quatro coordenadores locais da região. Foram selecionadas uma experiência de cada núcleo: Vereda da Onça, Vieiras, São Francisco e Jequitinhonha.
No núcleo São Francisco, a prática selecionada foi da monitora Marina Pereira, que teve como objetivo resgatar a cultura local, respeitando a diversidade e especificidades da localidade. Ela utilizou os seguintes procedimentos metodológicos: roda de conversa, leitura de poemas, trabalho com colagem, preparo de comidas típicas e espaço de talentos. Mostrou algumas fotos, registros importantes das atividades que foram desenvolvidas em sala de aula.
A monitora Elzeni Amorim, do núcleo Jequitinhonha, apresentou a turma, o perfil e história de vida das(os) educandas(os) e os temas geradores que foram levantados pela turma. Planejou uma aula sobre o tema gerador “Saúde”, com o subtema “Alimentação saudável”. Durante o desenvolvimento das aulas, convidou uma enfermeira para aferir a pressão e a o nível de glicose das(os) educandas(os). Partindo dos itens da cesta básica, ela trabalhou números, contagem, salários, benefícios etc. Também as questões que envolvem a alimentação saudável, como medir o peso corporal e a altura, além da importância de se fazer exercícios físicos.
Assim, foram propostas às(aos) educandas(os) mudanças de hábitos alimentares, e a prática regular de exercícios físicos. A monitora relatou que houve uma discussão importante sobre o direito à saúde, devido ao fato de a comunidade ser muito carente e ter pouco acesso a hospitais e postos de saúde. Ela também fez um levantamento sobre os alimentos que a comunidade produz, seus valores nutricionais e calóricos.
Já no núcleo Vereda da Onça, as monitoras Clarice Moreira e Siméia Gonçalves apresentaram a prática sobre reciclagem e reaproveitamento do lixo. A partir dos temas, trabalharam a leitura e escrita, famílias silábicas, números e contagens. Elas fizeram artesanatos junto com os educandos, reaproveitando caixas de leite, sabão e óleo usado.
A monitora Maria Aparecida, do núcleo Vieiras, socializou uma prática pedagógica sobre a produção de sabão caseiro. Com essa aula, as(os) educandas(os) também aprenderam a reutilizar o óleo doméstico. A partir da discussão, trabalhou leitura e escrita, números, tabelas de produção, receitas, misturas homogêneas e heterogêneas, produção de lixo doméstico e consumo consciente.
0 Comentários