Lutar é Viver! MOVA-Brasil no “Grito dos Excluídos” 2013

Grito_2013_Montes_ClarosO dia 7 de setembro de 2013 foi regado a emoções em Ribeirão das Neves (MG). Amigos de lutas se encontrando e se organizando para mais um Grito dos Excluídos, reivindicando, pacificamente, melhorias para a população Nevense.

GritoO Projeto MOVA-Brasil foi representado pelo Núcleo Areias, com a presença da coordenadora local, Edna, e dos educadores Adalberto, Rosana, Vinícius, Mara, Samuel e educandos de três turmas do núcleo.


Neste Grito se expressou a angústia da população que sofre pela ausência do poder público. A população que se encoraja e vai para as BR(s) mostrar ao mundo que Neves é linda, é vida, é luta e vitória diária, é arte e cultura dos jovens e adultos – educandos e educadores populares que fazem a opção de transformar a dura realidade em que vivem.


Grito IIA participação das(os) educandas(os) e educadoras(es) do MOVA-Brasil reforçou a importância e a necessidade de uma educação libertadora e inclusiva, que de fato buque promover a inserção dos sujeitos que carregam os estigmas da exclusão social.

Também em Montes Claros, no coração do Sertão Norte Mineiro, aconteceu o evento do 19º Grito dos Excluídos com o tema: Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular. Construído por um coletivo de entidades, o MOVA-Brasil se juntou a esses lutadores e lutadoras para somar forças e foi para as ruas reivindicar uma política de Educação mais igualitária, emancipadora, dialogada e libertadora. Participaram desse momento a coordenadora de polo, Maria Afonso, a assistente pedagógica Luzia A. R. Dias, a auxiliar administrativa Débora Cardoso, a coordenadora local Olívia Dias, a Monitora Etelvina Moreira Arruda e dois educandos de sua turma.

Mara Grito dos excluídos NevesA mística inicial deu o tom dessa manifestação popular, que seguiu pelas ruas da cidade com faixas e cartazes e muita animação levando a público as reivindicações dos excluídos e excluídas que marcharam juntos. Foi um importante momento de exercício de cidadania, denúncia e anúncio de que a construção de outra sociedade mais justa, fraterna e igualitária é possível e depende do esforço de cada um e de todos, organizadamente.

 

 


2 Comentários

Deixe o seu comentário!