Representando o Projeto MOVA-Brasil, a coordenadora do Polo Minas Gerais em Montes Claros (Norte de Minas), Maria Aparecida Afonso Oliveira, participou de audiência pública da Comissão de Participação Popular (CPP) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em celebração aos 10 anos da Rede de Educação Cidadã (Recid), realizada no dia 21 de novembro.
A Recid tem como objetivos fortalecer a educação popular como instrumento de conscientização e inclusão social cidadã, com foco nos direitos humanos, na defesa da biodiversidade, na transformação das relações de poder e na emancipação popular.
Durante a audiência, a educadora social profa. Maria Conceição Amaral Renan de Menezes, ressaltou que a Rede foi construída por meio de muitas mãos. Mas lembrou as influências de Frei Beto e Paulo Freire, ressaltando que a proposta central é a democratização de saberes e o fortalecimento da autonomia, por meio da articulação de diversos atores sociais.
A coordenadora do Polo MG em Montes Claros, falou do MOVA-Brasil, de sua proposta que, inspirada na pedagogia de Paulo Freire, vai além da alfabetização. O MOVA-Brasil tem como objetivos também a inserção social, a superação da miséria e a participação popular, com incentivo à geração de trabalho e renda, além da continuidade dos estudos.
Veja mais informações, foto e um vídeo desta audiência, publicados no site da Assembléia Legislativa de MG:
0 Comentários