As práticas pedagógicas também foram socializadas na região de Belo Horizonte e região metropolitana, onde a II Formação Continuada de Monitores e Coordenadores foi realizada nos dias 28 e 29 de agosto. O encontro reuniu 32 monitores e três coordenadoras locais da região, dos núcleos Arrudas, Paraopeba e Areias.
A prática selecionada no núcleo Areias foi apresentada pela educadora Eliene Rocha, a qual relatou que chegaram ao tema gerador a partir dos relatos de algumas educandas, que iriam deixar o Projeto MOVA-Brasil porque precisavam trabalhar fora.
A educadora argumentou que elas poderiam obter renda sem sair de casa. Ela teve a ideia de utilizar receitas de artesanato nas atividades alfabetizadoras. Levou textos sobre a origem do artesanato e receitas para a confecção de produtos artesanais. A partir de então, foi colocando-as em contato com vários tipos de trabalhos artesanais.
A educadora fez um acordo com suas educandas em ficar uma hora além do horário de aula e ao final de um mês, as mesmas já estavam produzindo seus próprios materiais e gerando renda. Com essa prática, pode trabalhar com a leitura, escrita, interpretação de textos e cálculos matemáticos. Com os conteúdos de revistas sobre artesanato e o Almanaque MOVA elaborou questionários, ditados, situações-problema, dentre outros.
No núcleo Arrudas, a educadora Poliana Souza falou sobre o tema gerador moradia, discussão sempre presente em sua comunidade, pois todos os educandos da turma são moradores da ocupação Eliana Silva (ocupação urbana, composta por cerca de 300 famílias, situada na região do Barreiro, em Belo Horizonte), onde a principal luta é pela conquista da moradia. Essa situação levou facilmente os educandos ao tema gerador.
Iniciou o trabalho com a apresentação do alfabeto e depois foi inserindo palavras que fazem parte da vida dos educandos, como: esgoto, água, luz, moradia, luta, etc. A partir de textos utilizados, abordou índices, palavras, vogais e datas. Com os numerais, foram trabalhado principalmente calendários, preços, idade, altura, peso.
Outra prática socializada nesse seminário foi a do núcleo Paraopeba, pela monitora Viviane Aline, a qual tratou sobre o tema Gerador Saúde, abordando conteúdos como: Plantas medicinais; leitura, escrita, textos e receitas; quantidades e medidas.
0 Comentários