Nos dias 17 e 18 de setembro, o Polo Minas Gerais realizou a 2° Formação Geral Continuada de Monitores e Coordenadores de núcleo, no Centro Paula Elizabete, em Montes Claros.
O evento contou com a participação do articulador social, Gildo Almeida; o representante da coordenação pedagógica nacional, Luiz Marine; a professora da Universidade de Montes Claros (Unimontes), Magda Martins; a coordenadora do Programa de Educação Inclusiva da prefeitura de Montes Claros, Edite de Jesus; além da equipe do polo, dos monitores e coordenadores de núcleo.
Gildo Almeida saudou as pessoas presentes, enfatizou a necessidade da participação de todos nesses momentos de aprendizagem coletiva e ressaltou a importância das formações para o Projeto MOVA-Brasil.
As monitoras presentes tiveram a oportunidade de apresentar um pouco de suas práticas, selecionadas em cada núcleo, no Seminário de Práticas Alfabetizadoras. Foi um momento de troca de experiência, aprendizagem e reflexão sobre o processo de alfabetizar com consciência política, a partir da Leitura do Mundo, do conhecimento da realidade vivida pelos educandos, por meio de uma relação dialógica e democrática entre os participantes, com base nos pressupostos teóricos e filosóficos do educador Paulo Freire e na metodologia desenvolvida pelo projeto.
Outro momento significativo foi a participação da professora Magda Martins, que destacou a importância do texto, da frase, da palavra e das letras nas atividades de alfabetizar com base em Paulo Freire e na psicogênese da língua escrita, desenvolvida pela pesquisadora argentina, Emília Ferreiro.
Para concluir, a coordenadora de Educação Inclusiva de Montes Claros, Edite de Jesus, abordou o trabalho que a coordenadoria está desenvolvendo no município e das propostas de ampliação do serviço para atender educadores e educandos do Projeto MOVA-Brasil ainda neste ano. Ela também falou sobre a importância da Semana de Ação Mundial pela Educação (SAM) e das atividades comuns entre sua coordenadoria e as da SAM na perspectiva de incluir as pessoas com deficiência nos mais diferentes espaços educacionais.
- Rayanne Abranches (monitora do núcleo Sertão Veredas, no Seminário de Práticas alfabetizadoras, durante a 2ª Formação Geral)
- Bárbara Alves (monitora do núcleo Raízes de Maxacali, no Seminário de Práticas alfabetizadoras, durante a 2ª Formação Geral)
- Edilene Souza (monitora do núcleo Frutos do Serrado, no Seminário de Práticas alfabetizadoras, durante a 2ª Formação Geral)
- Dirce Cordeiro (monitora do núcleo Flores do Campo, no Seminário de Práticas alfabetizadoras, durante a 2ª Formação Geral)
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