A II Formação Geral Continuada de Monitores e Coordenadores Locais, realizada em agosto nos dias 02 e 03 com 06 núcleos e, 09 e 10 com os 07 núcleos restantes, esteve pautada na Diversidade e na Economia Solidária.
No primeiro dia de formação realizamos o Seminário de Práticas, com a apresentação das práticas das monitoras, previamente definidas durante as formações semanais, garantindo nos relatos do(a) monitor(a), de acordo com a metodologia do MOVA, do início do projeto até o momento, a descrição da prática dentro do tema gerador com a transversalidade do tema Diversidade.
Foi enfatizada a questão racial negra e outra questão de diversidade, e a escolha de cada educador(a), tendo como bases o texto: Quem me pintou de preto? de Jacques Adesky, o caderno diversidade e o almanaque, com evidências que são as atividades de escrita, leitura e matemática.
Para esta atividade contamos com a comentarista convidada, Azoilda Loretto Trindade – Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestra em Educação pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.
O segundo dia contou com as palestras dos parceiros Robson Patrocínio de Souza, do Fórum de Economia Solidária, com o tema Economia Solidária – Estratégias para a construção de redes, e Giovani Harvey, Diretor Executivo da Incubadora Afro Brasileira, com o tema Novos Paradigmas no Mercado de Trabalho, possibilitando aos educadores acesso a informações relacionadas à organização dos empreendimentos e à profissionalização do processo produtivo.
Na ocasião, as Coordenadoras Locais fizeram a apresentação do relatório dos Encontros Regionais de Educandos(as). Houve também práticas relacionadas à matemática, com a Oficina do ex-colaborador Luiz Phillipe Mota, graduando de Engenharia, e a organização de grupos de trabalho para debate e construção de atividades contextualizadas e possíveis intervenções para cada nível de escrita e leitura.
0 Comentários