O Pólo Rio de janeiro, após realizar 26 pré-seleções, conseguiu fechar o quantitativo de 178 turmas.
O número elevado de Pré-seleções foi devido a desistência de candidatos selecionados, por motivo de, após serem selecionados, conseguirem emprego com carga horária incompatível, não se verem dentro da proposta metodológica ou dificuldade de articular salas e mobilizar educandos(as).
As constantes desistências provocaram a realização de uma segunda Formação Inicial, que ocorreu de 25 a 27 de abril. Na ocasião foi trabalhada a proposta metodológica do Projeto MOVA – Brasil para os monitores ingressantes.
Em paralelo, ao trabalho de completar o quadro de turmas do Pólo, as turmas já formadas iniciaram as aulas e os núcleos criaram ações de mobilizações para aumentar as frequências de educandos, dando entrevistas em rádios e TVs locais, confeccionando panfletos e distribuindo nas ruas de cada localidade onde o Projeto atua.
O material (Camisas, bolsas e Kits de educandos, monitores e coordenadores) foi distribuído para as turmas em funcionamento, servindo de motivação e contribuindo para a permanência de educandos(as) nas salas de aula.
Dando continuidade ao processo de acompanhamento e formação da equipe de coordenadores(as), a equipe coordenadora do polo realizou a 1ª Formação Continuada Mensal de Coordenadores(as) Locais, nos dias 24 e 25 de abril, onde os coordenador(as) expuseram suas movimentações, conversas com os articuladores e construção de parceria com prefeituras e instituições, para garantir o funcionamento das turmas. Nesta formação aprofundamos o debate sobre a construção do PEPP – Projeto Eco-Político Pedagógico, analisando as caracterizações dos núcleos, iniciada previamente pelo Polo.
0 Comentários