No dia 31 de outubro de 2013, o Polo Rio de Janeiro reuniu representações de todas as turmas do Estado em seu III Encontro Estadual de Educandas(os), realizado no Sítio Juvak, em Tanguá. O objetivo do III Encontro foi debater e aprovar as propostas construídas nos Encontros Municipais, com o tema: Alfabetização para cidadania e qualificação profissional. O evento contou com a participação de 127 pessoas, entre educandas(os), monitoras(es), coordenadoras(es) e autoridades.

Durante a abertura (a partir da esq.): Carolina Figueira, Manoel Ramos, deputada Benedita da Silva, Rodrigo Costa, Dilermando Cunha e Luciane Pires.
Na mesa de abertura, contamos com a presença de Luciane Pires e Dilermando Cunha, representando a Petrobras; da deputada federal Benedita da Silva; Rodrigo Silva, da coordenação nacional do MOVA-Brasil; do articulador social Manoel Ramos (Black), da coordenadora local Carolina Guimarães, a monitora Camila Lopes, e a educanda do núcleo Superação – Cachoeiras de Macacu, Margarida da Costa, além do representante da Organização dos Advogados do Brasil, Dr. Luiz Peixoto. Após a sua fala de boas vindas, o Dr. Peixoto falou dos 25 anos da Constituição Cidadã, ressaltando a importância do envolvimento com ações de desenvolvimento da cidadania não só da sociedade civil, mas também do poder público.
No segundo momento, as educandas e educandos participaram de uma mesa redonda com os temas Educação para cidadania, com a coordenadora municipal da EJA em Duque de Caxias, Miriam de França; Educação ao longo da vida, com a especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA), Célia Cristo, e ainda sobre a PEC das domésticas, com a deputada federal Benedita da Silva. As(os) educandas(os) ficaram muito envolvidos com os temas, participaram ativamente, deram opiniões e dividiram suas estórias de vida com muita emoção.
Durante todo o Encontro, foi realizada a feira de artesanatos produzidos pelas(os) educandas(os), tendo todo tipo de produção, como esteiras, cestos e objetos de decoração feitos de Taboa, diversas peças fabricadas com garrafas PET, caixas de MDF com decoupage, além de doces, cocadas, cup cakes e geleias caseiras, tudo à disposição para venda e encomendas, incentivando e fortalecendo a Economia Solidária e a geração de renda.
Finalizando, houve a votação. Foram aprovadas 39 propostas direcionadas para o Projeto MOVA-Brasil, para o Poder Público e para a Economia Solidária, construídas nos encontros municipais, onde cada núcleo defendeu suas propostas, num momento único de troca e de participação ativa.
A realização do Encontro de Educandas(os) foi um momento ímpar, que reafirma a importância do processo de construção da cidadania. Vivenciar essa experiência vem reforçar a busca pela autonomia que se dá de maneira gradativa, e estar em contato com outros educandas e educandos de realidades diferentes, fortalece não só o desejo da continuidade da escolarização, mas também a busca pela conquista da cidadania plena e a realização de seus sonhos.
0 Comentários