Entre os dias 15 e 19 de junho as turmas do Projeto MOVA-Brasil Polo Rio de Janeiro deram início às suas aulas, contribuindo assim para a diminuição dos índices de analfabetismo no país. Esta semana não apenas marca o início da 7ª etapa no polo, como reafirma a parceria entre o projeto, as instituições que abrigam as turmas em seus espaços e os parceiros(as) locais, que contribuem na articulação/distribuição das turmas pelos municípios através de um trabalho conjunto para formar monitores(as), organizar a infraestrutura das salas e mobilizar educandos(as).
Durante a primeira semana de aula, coordenadores(as) locais e monitores apresentaram o Projeto MOVA-Brasil aos educandos, parceiros locais e comunidade, dialogando sobre seus objetivos e metodologia específica. Para dar início à proposta metodológica do projeto, criaram as pastas de portfólios dos educandos e realizaram as atividades “Quem sou eu?” e “História de Vida”, que abordam uma investigação e valorização da construção histórico-cultural de cada um dos indivíduos que buscam realizar o sonho de aprender a ler e escrever.

A educanda Maria Paulina foi uma das participantes e relatou seu história de vida nesse primeiro momentos das aulas.
O relato da educanda Maria Paulina de Campos, da turma Alegria (instalada no Bairro Belmonte, município de Queimados-RJ), durante a apresentação da sua história de vida é representativo:
“Nunca estudei porque desde cedo fui trabalhar na roça; casei cedo, tive quatro filhos, e como meu marido me maltratava vim fugida para o Rio de Janeiro, com um filho ainda de meses, deixando meus outros filhos com meus pais no Rio Grande do Norte. Fui trabalhar em casa de família, mas a minha patroa não permitia que eu estudasse. Agora surgiu essa oportunidade e estou feliz por estar aqui.”
0 Comentários