Por Janaina Bárbara Lima de Sousa Araújo (Coordenadora de Núcleo – Natal II)

“É impossível não me afetar com a grandiosidade deste Projeto que muda, significativamente, a vida de tantas pessoas”, diz a coordenadora Janaina
Durante o lançamento do livro MOVA-Brasil 10 anos, no Polo Rio Grande do Norte, a coordenadora do Núcleo Natal II fez um importante depoimento, estimulando a leitura por todos os presentes no evento. Confira:
Após a leitura do livro MOVA-Brasil 10 anos, referente ao trabalho realizado no Rio Grande do Norte, foi possível perceber com amplitude a relevância do Projeto que se dedica à alfabetização de jovens e adultos, a riqueza de dados, histórias, relatos, avanços e conquistas significantes que o Polo RN tem vivenciado com muito trabalho, garra e perseverança.
É impossível não me afetar, ainda mais, com a grandiosidade deste Projeto que muda, significativamente, a vida de tantas pessoas. Tanto aqueles que, de alguma forma, se esqueciam de ser alguém com autonomia, identidade expressa e potencialmente feitores de novas histórias em seu contexto social e geográfico – como também os que se envolvem ou trabalham no Projeto, com o compromisso de serem agentes de transformação, bem como aprendizes de outros saberes.
Sendo assim, todas as partes envolvidas estão em constante desenvolvimento e progresso, construindo juntos e continuamente uma sociedade mais humanizadora, que considero ser resultado não apenas de competência técnica, mas, também, de amorosidade pessoal e interpessoal na prática diária deste desafiador, porém gratificante trabalho.
Refletindo sobre todos os registros colocados neste livro, me inquieto e questiono: O que posso fazer melhor? O que ainda pode ser feito coletivamente? O que falta para o MOVA-Brasil ser uma política pública? Enfim, espero que estas respostas, um dia, sejam lidas em um próximo livro.
1 Comentário