Polo Rio Grande do Norte. Coordenadores locais e a coordenadora pedagógica nacional, Dilene Gonzaga, participaram da 4° Formação Mensal Continuada realizada nos dias 9 e 10 de setembro, no Centro de Treinamento João Paulo II, em Natal/RN.
No início da Formação ocorreu um “Amigo Cultural” com trocas de brindes (livros, artesanatos e Cds) como forma de valorizar as relações interpessoais e fortalecer a boa convivência.

Amigo Cultural
O encontro permitiu reflexões sobre o processo formativo dos colaboradores do projeto no polo, a partir do perfil dos educadores e das ações de acompanhamento pedagógico desenvolvidas.
Esta avaliação no processo de acompanhamento da aprendizagem dos educandos foi um dos assuntos debatidos. Para o autor Cipriano Carlos Luckesi (2010), a avaliação da aprendizagem tem como função dimensionar a qualidade da aprendizagem dos educados em sala de aulas e, no caso da avaliação de acompanhamento do educando no seu percurso de aprender, se necessário, proceder a uma intervenção de correção na aprendizagem (ensinar de novo, se necessário).
A concepção do autor se articula com a perspectiva de avaliação do MOVA-Brasil, que é dialógica, formativa e processual. De acordo com a coordenadora local do Núcleo Mossoró I, Geisa Rebouças, a avaliação é o que proporciona a identificação do processo de aprendizagem do educando e auxilia na definição das estratégias de intervenção para que o educando avance na construção de novos conhecimentos.
Contribuindo com este estudo, a equipe de polo ministrou uma oficina de construção de propostas de intervenção didático-pedagógicas a partir das produções iniciais que possibilitaram realizar a avaliação diagnóstica dos educandos.
A coordenação de polo garantiu a discussão e as orientações necessárias referentes à construção dos portfólios e o encaminhamento dos educandos para a EJA (Educação de Jovens e Adultos). O portfólio é uma oportunidade democrática de avaliação e autoavaliação do processo de ensino-aprendizagem, que serve como instrumento de entrada do educando alfabetizado na EJA para a continuidade dos estudos.
Outro assunto contemplado na Formação foi os próximos passos para o encaminhamento dos educandos em processo de alfabetização para realizar cursos de formação profissional. A equipe contou com os coordenadores locais na finalização do planejamento do Encontro Estadual de Educandos do Polo.
Na sexta-feira, 12 de setembro, todos os núcleos estarão realizando o Encontro Regional de Educandos.
1 Comentário