
A comunidade de Felipe Camarão (Núcleo Natal I) refletiu sobre o primeiro ano de PNE e a oferta de EJA na comunidade.
A Semana da Ação Mundial aconteceu no período de 21 a 27 de junho, com foco no 1º ano de implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) e no Balanço do Programa Educação para Todos (EPT). A edição de 2015 foi articulada em todas as turmas do Projeto MOVA-Brasil do Polo RN, nos municípios e comunidades atendidas nesta 7ª etapa.
Desse modo, a partir de um planejamento prévio, este processo foi iniciado a partir da Formação Inicial de monitores e coordenadores locais, quando os participantes foram orientados sobre as ações norteadoras da SAM 2015, assim como a forma como essas seriam trabalhadas com os educandos nas salas de aula, principalmente no que se refere às discussões relacionadas ao alcance da Meta 9 do PNE; que trata da elevação dos índices de elevação da alfabetização no Brasil.
De acordo com as orientações apresentadas na Formação Inicial, as atividades da SAM 2015 nas salas de aula aconteceram articuladas às ações alfabetizadoras e da Leitura do Mundo junto aos educandos. A seguir, destacam-se algumas atividades:
A turma da monitora Viviane Santos de Lima, instalada no município de Areia Branca, na comunidade do Bairro Nordeste (Núcleo de Areia Branca), realizou uma atividade onde os educandos foram instigados a procurar imagens que fossem significativas e representassem a sua trajetória escolar. Muitos relataram que, infelizmente, optaram por abandonar a escola devido à falta de material e merenda escolar (que não eram disponibilizados) e ao difícil acesso à escola, que era localizada num local isolado.
m
A turma do monitor Clécio Bernardino, instalada no município de Natal, na comunidade de Felipe Camarão (Núcleo Natal I), teve a presença do educador popular e parceiro Stanley Marques, que atua nesta comunidade há 10 anos. Ele mediou o debate sobre o PNE, onde os participantes foram mobilizados a refletir sobre o panorama da comunidade em relação à oferta da EJA e às instituições de ensino instaladas na comunidade e no entorno.
As turmas instaladas no município de Mossoró (Núcleo Mossoró) fizeram um mapeamento educacional nas comunidades, destacando suas potencialidades e necessidades. Como potencialidade foi observada a existência de EJA, creche, Brasil Alfabetizado e transporte escolar. Como necessidades, a principal foi a falta de infraestrutura para poder ofertar alguns programas, como o ProJovem, o Mais Educação e PETI, entre outros.
As atividades da SAM 2015 nas turmas do Projeto fortaleceu ainda mais a missão do MOVA-Brasil como movimento social na luta pela inclusão, para tirar as metas do papel e para anunciar que uma outra educação, pública, gratuita, laica e de qualidade épossível.
0 Comentários