Educandos e educandas da turma da Matinha, situada em Lagarto – SE, puderam vivenciar, na prática, o ditado acima descrito.
Numa parceria com o SESI- Cozinha Brasil, os educandos da monitora Jamile dos Santos, junto com outras pessoas da localidade, participaram de curso de Educação Alimentar, com duração de 10 horas, ministrado nos dias 29 e 30 de março e 01 e 02 de abril do corrente ano.
O curso tratou de diversas temáticas relacionadas à questão da alimentação, tal como a pirâmide alimentar, as substâncias contidas nos alimentos e o reaproveitamento dos mesmos. Muito além da teoria, o pessoal colocou, literalmente, a mão na massa e, dessa, forma pode perceber a necessidade de melhor aproveitar os alimentos. O resultado final disso foi o fortalecimento da educação alimentar de todos e de todas, bem como a degustação de deliciosas receitas com elementos até então desperdiçados no dia a dia, como a casca do abacaxi, que se transformou em salada, a casca do milho verde, que se converteu num delicioso bolo, e a casca da banana, que virou brigadeiro.
Pela participação no curso, os educandos e educandas receberam certificado, e também a missão de propagar o conhecimento adquirido pela comunidade, fazendo assim, mesmo que de forma sutil, a transformação acontecer.
Este foi apenas um pontapé para outras conquistas daquela turma na comunidade. A partir de tal iniciativa, foi possível que os educandos e educandas se organizassem para galgar vitórias, como a disponibilização de transporte pela prefeitura local para eventos futuros.
E desta forma, na vivência cotidiana, foi possível transformar a prática pedagógica numa vivência deliciosa, não só para o paladar, mas também para o saber político e social de cada um dos envolvidos.
0 Comentários