Arte-educação retrata negação e acesso a Direitos Humanos no Encontro Regional de Educandos do Núcleo Sertão do São Francisco (Polo BA)

Participantes no encerramento

Participantes do Encontro Regional de Educandos.

Na sexta-feira (6 de novembro) o núcleo Sertão do São Francisco realizou o Encontro Regional de Educandos no Salão Paroquial do município de Uauá-BA. O encontro regional é uma das etapas preparatórias para o Encontro Estadual, que tem como tema “Educação Popular em Direitos Humanos” e discutiu os eixos temáticos “Sustentabilidade Socioambiental”, “Gênero”, “Identidade Étnico-racial” e “Continuidade na EJA”.

Credenciamento do Encontro

Credenciamento do Encontro.

Além da participação de quatro educandos por turma, estiveram presentes monitores, parceiros locais, o coordenador local Adílio Morais, a assistente pedagógica do polo Bahia Grasiela Oliveira, a coordenadora pedagógica nacional Claudilene Gonzaga e o articulador social Luciomar Machado.

m

m

A abertura foi realizada pelo coordenador local Adílio, que contextualizou os objetivos do encontro no núcleo e, na sequência, os participantes se conheceram através da apresentação de uma Mística (clique para asisitr o video) conduzida pela monitora Joelma Rodrigues, para reafirmar os princípios da Educação Popular: o círculo, a troca, o acolhimento e os saberes agregados como aprendizado coletivo que foram destacados como aspectos que diferenciam a prática do Projeto MOVA-Brasil da educação bancária.

Acolhimento dos participantes

Acolhimento dos participantes.

Os educandos cantaram ao som hino do MOVA-Brasil e foram acolhidos pelo parceiro local, o representante da Central das Associações Integradas de Uauá (CACHIU) Reginaldo Souza, que participou da abertura relatando a trajetória de implantação do Projeto MOVA-Brasil no Território Sertão do São Francisco nesta etapa:

“Sempre foi um desejo da CACHIU trazer o Projeto para os municípios de Uauá, Canudos e Curaçá. A região era isolada de investimentos e carente de políticas de Educação de Jovens e Adultos. Queremos muito renovar e ampliar a parceria. Faremos o possível para que todos os educandos continuem seus estudos.”

A assistente pedagógica do polo, Grasiela Oliveira, saudou a todos e ressaltou em sua fala a felicidade de participar do encontro:

“Estou muito feliz em participar do I Encontro Regional de Educandos do Projeto MOVA-Brasil no Núcleo Sertão do São Francisco. O objetivo é intensificar a escuta e diálogo com os educandos por meio do Círculo de Cultura, para fortalecer o exercício ativo da cidadania com construção de propostas para as políticas sociais e garantia de acesso aos direitos básicos”.

Apresentação de teatro sobre Direitos Humanos

Apresentação teatral sobre Direitos Humanos.

Para retratar o tema, parceiros, monitores e educandos realizaram uma encenação artístico-cultural por meio do Teatro do Oprimido, além de texto de cordel evidenciando direitos humanos que são garantidos no papel e precisam ‘sair do papel’ para fazer sentido na vida das pessoas, como o ECA – Estatuto dos Direitos da Criança e Adolescente, Estatuto dos Idosos, a Lei Maria da Penha, e o Código de Defesa dos Direitos do Consumidor. A apresentação teatral exaltou a importância da colaboração de todos os cidadãos para construir um país com melhores condições de sobrevivência e foi finalizada com o trecho da música “Brasil”, de Cazuza (do verso “Brasil! Mostra tua cara”)

Círculo de Cultura sobre Direitos Humanos e Educação Popular

Círculo de Cultura sobre Direitos Humanos e Educação Popular.

O articulador social Luciomar Machado e a coordenadora pedagógica nacional Claudilene Gonzaga mediaram o Círculo de Cultura com os educandos e demais presentes sobre Educação Popular em Direitos Humanos. Durante o bate-papo os educandos se expressaram dando alguns relatos, aqui destacados:

m

m

m

“Estou muito feliz por participar do encontro e do Projeto MOVA-Brasil, pois quando eu estudei na escola quando era pequena, apanhei da professora com a palmatória. Com o pau, ela batia na nossa cabeça, aí eu não voltei mais”. (Educanda Maria).

Educanda Maria das Dores na plenária

A educanda Maria das Dores (à esquerda) durante a plenária.

“No meu tempo de estudar era muito difícil, não existia professor, só tinha professor na cidade… e o MOVA-Brasil veio como uma luz. A gente não só estuda para aprender a ler e escrever, a gente estuda para aprender a falar, aprender a conhecer os nossos direitos, pois se uma mulher apanhar de um homem, não apanha mais de uma vez não, pois tem as leis. Aqui eu aprendo a me apresentar e a conhecer os direitos que nós temos”. (Educanda Maria das Dores).

Nos grupos de trabalhos realizaram-se debates sobre as temáticas específicas mediadas pelos monitores, com a construção de propostas e ações relacionadas às políticas públicas que correspondem às demandas das comunidades ali representadas. As propostas elencadas foram apresentadas pelos educandos e votadas pelos representantes das turmas presentes.

Propostas dos educandos

Os educandos apresentaram suas propostas sobre os temas debatidos.

A contribuição dos mediadores do Círculo de Cultura sobre a importância da compreensão do passado para a transformação do presente e a projeção do futuro motivou a fala de educandas artesãs e da monitora Débora Santos da turma de Canudos:

“Depois do MOVA-Brasil nós estamos percebendo que o nosso modo de vida em comunidade é também conselheirista (referência ao líder Antônio Conselheiro, da Guerra de Canudos), cooperativo. Queremos muito superar a impressão de atraso em relação a Canudos, que é consequência do desconhecimento e negação da memória de luta e organização do povo por uma comunidade onde todos possam ser respeitados e ter condições justas e igualitárias”. (Monitora Débora Santos).

Para finalizar, apresentamos a homenagem feita pela monitora Patrícia Gonçalves a todos, com a leitura de um cordel de sua autoria:

 O Encontro Regional de Educandos

m

Foram muitos preparativos

Para tudo isso acontecer

Com muito carinho e cuidado

Sem deixar nada fazer

m

Com grande expectativa

Nesse momento

Os educandos perguntando-se

O que será que vai acontecer?

m

Nós estamos aqui para lhe orientar

Isso tudo que está acontecendo

É o MOVA fazendo movimento

Na região e em Uauá.

m

O carinho é muito grande

Não devemos esquecer

Claudilene e Grasiela vieram nos ajudar

Trazendo uma ilustre pessoa, e ele é Luciomar.

m

Eles vieram para esse grande evento nos prestigiar

Tenho certeza de uma coisa

Que do Encontro eles vão gostar.

m

São tantas coisas bonitas

O MOVA vem fazendo

Que estamos tão felizes e não nos arrependemos

m

Obrigada a todos pela atenção

E um grande beijo no coração!

Finalização do encontro

Encerramento do Encontro.

*O Encontro Regional de Educandos(as) do Núcleo Sertão do São Francisco teve a participação e cobertura do evento pela parceira local Rádio Comunitária FM Luz do Sertão, que também registrou no seu site a realização do evento:

http://radioluzdosertaofm.blogspot.com.br/2015/11/radio-comunitaria-presente-no-encontro.html


0 Comentários

Deixe o seu comentário!