Seminário de Práticas do Polo Rio de Janeiro

2013-09-11_Seminario_Praticas_Municipal_RJ_1

Seminário de Práticas Município do RJ – Núcleo Superando Desafios

Nos meses de julho e agosto, o polo Rio de Janeiro iniciou seu processo formal de análise das práticas desenvolvidas nas salas de aula, organizando seus Seminários de Práticas Municipais e o Seminário de Práticas Estadual. Este último, durante a II Formação Continuada de Monitores(as) e Coordenadores(as) Locais, realizada nos dias 29 e 30 de agosto, ambos com o tema Alfabetização para Cidadania e Qualificação Profissional.

Núcleo Renascer

Com o objetivo de aprofundar a análise sobre as 13 práticas selecionadas, no âmbito dos Seminários Municipais, contamos com a participação do coordenador pedagógico nacional do MOVA-Brasil, prof. Rodrigo Silva e, no Seminário Estadual, com a profa. Célia Regina Cristo de Oliveira, pedagoga e pós-graduada em alfabetização de educandos(as) das classes populares pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Prática de horta comunitária

Dentre as práticas apresentadas destacamos a do núcleo Unidos pela Educação, que atende os municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, desenvolvida pela monitora Maria da Cruz. No assentamento do Movimento dos Sem-Terra Arroz Dourado/Periquito, onde os educandos(as) trabalham, a partir do diagnostico de problemas de saúde causados pelo uso de agrotóxicos nas plantações, foi iniciado um trabalho de conscientização sobre a utilização de equipamentos de segurança e sobre a compostagem orgânica.

Núcleo Unidos pela Educação: atende os municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra.

Esse trabalho, além da produção de escrita, leitura e matemática, impulsionou a turma a desenvolver uma horta comunitária, utilizando o chorume orgânico e levou os(as) educandos(as) trabalhadores(as) rurais a reivindicarem o uso de equipamentos de proteção. A reivindicação foi atendida. A partir daí abriu-se um diálogo com alguns fazendeiros, sobre a possibilidade de adotarem a compostagem orgânica em suas plantações.

 

Núcleo Superação

É com práticas desse tipo que se pode dimensionar um pouco do alcance do Programa MOVA-Brasil, desvelando a realidade onde estão inseridos os(as) educandos(as), monitores(as) e coordenadores(as) e promovendo mobilizações para a transformação desta realidade.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!