Polo Rio de Janeiro na Rede Mova Sudeste

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, o Polo Rio de Janeiro participou do VI Encontro da Rede Mova Sudeste, realizado no município de São Bernardo do Campo (SP). Na programação do evento, apresentações culturais, palestra de abertura, Grupos de Trabalho e Plenária Final.

A delegação do Rio de Janeiro (RJ), que representou o Projeto MOVA-Brasil, foi composta por 14 participantes: três representantes da coordenação de Polo, cinco coordenadoras(es) de núcleos, quatro monitoras e duas educandas.
 A delegação do Rio se dividiu e participou dos nove Grupos de Trabalho:

1 – GT’S EDUCANDOS E EDUCANDAS DO MOVA;
2 – MOVA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO;
3 – MOVA: ALFABETIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA;
4 – MOVA – O PERFIL DE SEU EDUCADOR(A), FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA;
5 – MOVA: ALFABETIZAÇÃO E CONTINUIDADE;
6 – MOVA E AS NOVAS TECNOLOGIAS;
7 – O PAPEL DOS FÓRUNS NA AÇÃO DO MOVA;
8 – MOVA E A INTERLOCUÇÃO COM OUTROS MOVIMENTOS SOCIAIS (MTST, MST, MLB),
9 – A INCLUSÃO NO MOVA.

Além da contribuição da palestra de abertura sobre a realidade nacional dos movimentos sociais, os GTs foram espaços ricos de debates, proposição e trocas de experiências entre os diferentes MOVA’s presentes no evento, sobre a realidade do Movimento de Alfabetização de Jovens Adultos e Idosos na região sudeste.

Um momento especial do encontro foi a apresentação do GT dos educandas(os) com uma encenação sobre a importância da alfabetização para a construção da autoestima.

O VI Encontro da Rede Mova Sudeste reafirma a importância da Alfabetização Popular e do papel da visão Freiriana nos Movimentos, com a ampliação do olhar crítico e da construção coletiva da cidadania para a transformação da realidade.

A participação da delegação do Polo Rio no Encontro foi proporcionada pelo Gás e Energia (Petrobras), fornecendo o transporte do Rio de Janeiro (RJ) a São Bernardo do Campo (SP), e pelo Instituto Paulo Freire (IPF), que arcou com despesa de alimentação dos participantes.

Seguimos a caminhada com compromissos resgatados, novos desafios a serem conquistados e certos de que “Se sozinha a educação não pode mudar a sociedade, tampouco sem ela, a sociedade muda” (Paulo Freire).


2 Comentários

  1. really useful material, all round I picture this is worthy of a book mark, thanks a lot

    • Juliana Avona diz:

      Thank you for visiting our site and for your comment.
      Agradecemos por sua visita ao nosso site e por seu comentário.

      Tradução do comentário:
      Realmente, um material muito útil. Diante de tudo, eu imagino este é um site digno de figurar entre os ‘meus favoritos’, muito obrigado.

Deixe o seu comentário!