Encontro de Educandos e Educandas

O Encontro de Educandos do Polo Rio Grande do Norte aconteceu no dia 1o. de setembro de 2011, no Auditório do IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, no campus de Mossoró.

Com o tema “Os percursos, os percalços e as perspectivas do ensino de EJA no Rio Grande do Norte”, o encontro teve como objetivo debater as políticas públicas para a educação de jovens e adultos, trazendo para reflexão uma discussão relacionada à trajetória que os educandos realizam para se alfabetizarem, enfatizando suas perspectivas de continuidade dos estudos, o aumento da escolaridade e as oportunidades de trabalho e renda.

Estiveram presentes 150 participantes, entre eles monitores, educandos, parceiros, autoridades e convidados. Contamos com a representação dos 12 núcleos do polo e cada núcleo se organizou com suas parcerias locais para garantir a participação dos educandos e monitores das turmas de acordo com suas possibilidades.

O evento foi dividido em dois momentos: a mesa de discussão da temática e a mesa das apresentações das produções dos educandos. No evento tivemos a representação dos principais parceiros do Projeto MOVA-Brasil: FUP – Federação Única dos Petroleiros, Petrobrás e Instituto Paulo Freire, além da participação de importantes convidados como o MEC – Ministério de Educação e Cultura, IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN, UTE – Jesus Soares Pereira, SEEC – Secretaria do Estado de Educação e Cultura e a Secretaria Municipal de Educação de Mossoró.

Na mesa temática, coordenada por Josileide Silveira, Coordenadora do Polo RN, havia os convidados: Diretor de Políticas de Alfabetização de Educação de Adultos do MEC, o Sr. Mauro José da Silva; o Professor Luiz Marine, Coordenador Pedagógico do Projeto MOVA – Brasil representando o IPF – Instituto Paulo Freire; o ex-educando do Projeto MOVA-Brasil, o Sr. Francisco Edilson, hoje Presidente do SINTRAF – Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar; a SEEC – Secretaria de Estado de Educação e Cultura – o Sr. Joaquim Juraci Farias, Subcoordenador Adjunto de Jovens e Adultos- SUEJA. Nesse momento foi provocada a reflexão sobre a importância da educação, da alfabetização e, principalmente, da continuidade dos estudos para que mudem as estatísticas dos resultados relacionados ao analfabetismo no Brasil.

Os educandos apresentaram produções construídas a partir dos debates do tema nas salas de aula. Segundo depoimentos dos educandos, eles sentiram-se importantes, valorizados e privilegiados por terem oportunidade de expressarem seus sonhos e desejos de uma vida melhor.

Avaliamos o encontro como um momento ímpar que provocou a reflexão e o diálogo entre os participantes do projeto, comunidades e representantes das entidades de ensino. Foi um momento dedicado a pensar políticas públicas voltadas para uma educação que liberte os sujeitos resgatando sua dignidade e cidadania.

 

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