Todos os oitos núcleos que compõem o Polo Amazonas foram envolvidos na construção do encontro, tanto do ponto de vista estrutural – através da busca de parcerias – quanto no envolvimento dos educandos na discussão da temática principal e seus sub-temas.
Foram escolhidos através de um processo de eleição direta em cada turma os educandos representantes e porta-vozes dos colegas. Participaram das discussões um total de 285 educandos eleitos, em suas respectivas turmas, cerca de 60 convidados, além dos coordenadores(as) locais, monitores(as), Equipe de Polo e representante do Instituto Paulo Freire.
A importância do fortalecimento das manifestações culturais no projeto esteve presente na fala dos educandos durante todo o debate, assim como a necessidade de reconhecer o quanto o conhecimento tradicional pode ser útil nas atividades de sala de aula.
Houve diversos relatos acompanhados de manifestações como dança, teatro, música, artesanato e muitos depoimentos emocionados por parte de monitores e educandos, ambos expondo o papel de resgate social que o Projeto MOVA-Brasil exerce em suas vidas, e a modificação que cada um deles foi capaz de fazer em suas comunidades.
Apesar do clima emocionado, em muitos momentos todos eles reafirmaram a vontade de fortalecer o projeto, para que outros tenham oportunidade de estudar e reconstruir os seus sonhos, como eles mesmos fizeram.
Todos reconheceram os grandes desafios postos para educação de jovens no Amazonas, que segundo eles: “É muito difícil o saber querer atravessar os nossos rios”. Portanto, eles, que estão nas comunidades, são esquecidos por ser muito trabalhoso correr atrás de quem já esta velho e sem futuro. Mas o projeto deu a oportunidade a eles, “(…) e todos eles precisam ajudar para que outros também tenham acesso a Educação Libertadora”.
Outros três encontros municipais foram realizados separadamente ao encontro de Manaus, em face das distâncias e dificuldades de levar os educandos e monitores para a capital amazonense. Os municípios de Carauari (Núcleo Manjar Divino), Itacoatiara (Núcleo Pedra Pintada) e Itapiranga (Núcleo Pedra Vermelha) conseguiram envolver todas as turmas dos seus núcleos e contribuir para o enriquecimento das discussões do tema de discussão do polo.
Na avaliação do encontro, que ocorreu na 3ª Formação Geral em Mariapoles, os monitores e coordenadores de núcleos relataram que os educandos voltaram estimulados e felizes para as aulas, e ratificaram em nome de seus educandos a satisfação e importância de espaços de debate entre todos os agentes do projeto.
Ao final da avaliação e sob um clima de muita amorosidade encerraram-se as discussões, assim como aconteceu ao final do encontro de educandos, todos os colaboradores orgulhosos com o empenho de seus educandos na avaliação e estes mesmos educandos orgulhosos de sua participação no MOVA-Brasil.
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