Festas Cidadãs, Núcleo Parintins – Polo Amazonas

Núcleo ParintinsAs Festas Cidadãs realizadas pelo Núcleo Parintins trataram dos temas geradores: meio ambiente, cultura, violência e subtemas, segurança pública, violência contra crianças e adolescentes, violência contra mulher, economia da cultura, realizadas em conjunto com a comunidade. As turmas promoveram o envolvimento e mobilização das lideranças locais, imprensa, parceiros e articuladores.

A comunidade do Paraná Espírito Santo de Cima, Zona Rural de Parintins, realizou sua festa cidadã com o tema voltado ao Meio Ambiente, com ênfase nas enchentes sofridas pela comunidade, a realidade da várzea, os serviços públicos disponíveis na comunidade.

“Não queremos nos mudar daqui e sim que o poder público esteja atento à nossa realidade. A enchente existe todo ano por que não preparar as escolas, o barracão pra quando a cheia chegar”? Pergunta a monitora Eugenia Maria Jacaúna.

As apresentações também abordaram a oportunidade gerada pelo projeto MOVA-Brasil em instalar uma turma na comunidade, foram elaboradas maquetes, pequenos textos e uma paródia de autoria do educando Aldenor Rodrigues Ribeiro.

A turma Bom Socorro, Comunidade do Zé Açu, também debateu o tema meio ambiente. A comunidade e a turma uniram-se em prol do abaixo-assinado contra a instalação da lixeira pública do município de Parintins no local.

Estiveram presentes as lideranças do lugar. O documento, que atualmente registra 300 assinaturas, será encaminhado à Câmara Municipal de Parintins.

Tratando do tema Cultura e Meio Ambiente, as turmas Ryotta Oyama e Lutar é Viver, trabalharam juntas, organizaram uma mostra de produtos artesanais confeccionados pelos educandos e discutiram sobre a economia da cultura na condição de incentivo à produção artesanal, criação de feiras e ainda a importância dos trabalhos artesanais na redução dos impactos ambientais.

Versando sobre a cultura, a Turma Palmares mobilizou o movimento hip-hop, grupo de dança e ritmos, em parceria com o grupo de jovens da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, discutiram sobre espaços culturais em Parintins.

As turmas “Os Campeões” e “Perreché” também realizaram juntas suas atividades. Os monitores e educandos organizaram painéis e uma mesa redonda pra discutir o tema que foi subdividido em: Violência contra crianças e adolescentes (Perreché) e Violência contra a mulher (Os Campeões). A turma produziu um registro audiovisual com o depoimento das educandas que sofreram violência doméstica, mas, conseguiram denunciar e sair da condição de opressão vivida em casa.

Núcleo ParintinsAs turmas Irmã Cristine A, Irmã Cristine B, Itaúna 1 e Itaúna 2 trabalharam em conjunto e discutiram o tema meio ambiente, enfatizaram trabalhos artesanais, desfiles e palestras.
A turma Francesa, a mais atingida pela subida das águas, contou com a palestra do Msc. E, em Geografia Física, com a contribuição de Camilo Ramos.

No Bairro da União a comunidade dialogou frente a frente com Juiz de Direito Aldrin, Dra. Lídia Araújo, representantes do poder judiciário, e Nelson Campos e Everealdo Batista, representando os vereadores. Além do Padre Mauro Romanello e João Nogueira, presidente da comunidade.

Núcleo ParintinsNa ocasião, os educandos reivindicaram o retorno dos guardas municipais e das rondas no bairro, iluminação e melhorias nas ruas. “A gente quer estudar, tamos tendo a oportunidade, mas nós não conseguimos sair de nossas casas. É muito difícil de chegar aqui, quando chove alaga tudo. A lama e os buracos são nossos inimigos, mas a gente vence todo dia”, diz dona Vanja Maria Gomes Pereira, educanda da Turma Unidos Pelo Saber.


0 Comentários

Os comentários estão fechados.