Projeto MOVA-Brasil participa da Campanha Outubro Rosa

coordenadora do polo Alice Aidem e educandos na atividade do Outubro RosaNo dia 11 de outubro, os educandos do projeto MOVA-Brasil participaram da mobilização da Campanha Outubro Rosa. O evento aconteceu na comunidade de Bela Vista, zona leste de Manaus, no Centro de Capacitação Rural (CETRU).

 

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, realizada por diversas entidades da sociedade civil e governos, por todo país, durante o mês de outubro.

Educandos e Monitores assistido palestra sobre a prevenção do câncer de mamaCom o tema: Outubro Rosa: declare seu Amor por você, das 8 às 14 horas, houve uma programação com palestras sobre prevenção do câncer de mama e colo de útero ministradas pela enfermeira obstetra Geiciane Cruz Oliveira e técnicos de enfermagem, mostrando a importância da prevenção, ensinando os procedimentos do autoexame, além de alertar sobre a faixa etária de maior risco: as mulheres entre 40 e 69 anos de idade. Em seguida, houve o cadastramento para realização de exames médicos, assim como distribuição de preservativos femininos.

 

Enfermeira Geiciane Cruz e tecnicos de enfermagemParticiparam desta atividade: a coordenadora de polo, Alice de Aparicio Aidem, coordenador local, José Maria Riotinto, monitores(as), educandos (as) e outras pessoas da comunidade. Essa ação foi realizada por meio da parceria entre o CETRU, Núcleo Manaós e Secretaria Municipal de Saúde do Município.

Monitores do MOVA do núcleo ManaosSegundo informou a enfermeira Geiciane Cruz, o câncer de mama é o que mais mata mulheres na faixa de idade entre 40 e 69 anos, seguido do câncer de colo de útero.
Para a educanda Francisca Bruno Bezerra, de 49 anos, “O Projeto MOVA-Brasil é diferente dos outros projetos porque a gente participa de diversas atividades como essa que é importante pra saúde de nós, mulheres. Além de ensinar a gente a ler e escrever, a gente não fica só na sala de aula”, afirmou.


0 Comentários

Os comentários estão fechados.