Por terra, água ou ar a equipe do Polo Amazonas realiza pré-seleção de monitores

Pre-seleção do MOVA em Manaus

Pré-seleção de monitores em Manaus

O Amazonas é um estado que impõe desafios do tamanho de sua grandeza e exuberância de sua natureza. Com uma população de 3,591 milhões de habitantes, espalhados num território de 1.570.745,680 km², o estado detém um dos mais baixos índices de densidade demográfica do país, com 2,23 habitantes por quilômetro quadrado, conforme dados do IBGE.

Possui aproximadamente 334 mil pessoas consideradas analfabetas; o equivalente a 9,6% de sua população. O número deixa o estado na 11ª colocação dos que possuem maior número de habitantes nessa condição no Brasil. No entanto, algumas zonas periféricas da capital Manaus possuem índices de analfabetismo com média de 16,6%.

Esses dados ilustram bem o desafio que enfrentará a equipe do polo do Projeto MOVA-Brasil no estado.

Pré-seleção

Após receber todas as informações para o início da 6ª etapa do projeto MOVA-Brasil, a coordenação do polo Amazonas saiu a campo e já realizou visitas em todos os oito municípios que farão parte do projeto nesta etapa para a pré-seleções de monitores. Nesse processo inicial foram percorridos 2.652 km, por terra, água e ar.

Na estrada de Itacoatiara, para realizar pre-seleção do MOVA-Brasil

Na estrada de Itacoatiara, para realizar pre-seleção de monitores

Os municípios em que o polo atuará serão Manaus, com 16 turmas; Manacapuru, com 15 turmas; Itacoatiara, com 15 turmas; Careiro da Várzea, com 15 turmas; Careiro Castanho, com 12 turmas; Manaquiri, com 15 turmas; Caapiranga, com 15 turmas e Parintins 15 turmas; num total de 118 turmas.

 A ida da coordenadora de polo aos municípios, juntamente com os articuladores sociais Aldemir Caetano e Paulo Neves, foi fundamental para firmar parcerias com o poder público municipal e apoiadores da sociedade civil. Essas parcerias são importantes para se vencer as grandes distâncias do Amazonas. Em alguns lugares, como é caso da ilha de Parintins, município a 400 km de Manaus, chega-se apenas por barco ou avião.

Para a coordenadora do polo, Alice Aidem, este momento de visitas é muito emocionante. “São viagens pelas estradas, pelos rios e pelos céus da Amazônia. Mas, todo esse esforço é recompensado, já que ‘não é a pena que paga por ser homem, mas, um modo de amar, e ajudar o mundo a ser melhor’, como diria o poeta Thiago de Melo”, ilustrou Alice.


0 Comentários

Os comentários estão fechados.